05/10/2011 - 21:00
A foto que ilustra este texto remete a alguns dos quadros pintados por impressionistas como o francês Claude Monet. Mas é, na verdade, uma estação de tratamento de efluentes de esgoto construída pela Phytorestore, na França. A companhia patenteou um sistema que permite uma abordagem totalmente diferenciada nesse segmento. Os dejetos são tratados por raízes de plantas aquáticas, encarregadas de “digerir” os elementos poluentes. Arnaud Fraissignes, gerente-geral da subsidiária brasileira, diz que a solução é viável para uma cidade de até 100 mil habitantes. “Já temos 150 unidades instaladas em empresas e prefeituras de várias partes do mundo”, diz Fraissignes. Por aqui, a Phytorestore já desenvolveu projetos para o banco HSBC e para o laboratório farmacêutico Merck. Confira, ao lado, mais informações sobre essa tecnologia.
Energia
Ganhos com eficiência
A diretoria da Petrobras pretende ampliar em 170%, para R$ 10 milhões, sua economia com a conta de energia elétrica em suas unidades no Brasil em relação ao ano passado. As ações do Projeto de Gestão de Energia contemplam a adoção, em larga escala, de opções de energia renovável, como sistemas eólico e solar, para suprir a demanda das filiais da empresa.
Embalagem
Não ao plástico
Depois das sacolinhas, agora são os copos e as garrafas plásticas que entraram na mira de ecologistas e até mesmo de algumas empresas. Uma delas é a agência de publicidade DM9DDB, baseada em São Paulo e presidida por Sergio Valente, que substituiu esses produtos por modelos feitos de louça (foto). Com isso, os funcionários da agência deixarão de usar 288 mil copinhos e 30,1 mil garrafinhas plásticas a cada ano.
Embalagem II
Reciclagem contra o desperdício
Conhecida pela produção de equipamentos de informática, com a marca C3 Tech, a mineira Coletek está entrando no setor de reciclagem. Sua divisão nessa área é a Polpatek, que fabrica suportes usados no transporte de equipamentos a partir de sobras de caixas de papel e papelão. Essa matéria-prima substitui o isopor e a espuma, que são derivados de petróleo. A primeira linha de montagem (foto) da Coletek foi instalada em Varginha (MG) e consome 100 toneladas de resíduos por mês.
Alimentação
Perigos à vista
Surge mais um estudo que vê as mudanças climáticas e o uso da terra para a produção de biocombustíveis como elementos que põem em risco a segurança alimentar. Assinado pela Federação Internacional da Cruz Vermelha, o trabalho enfoca a ação do homem nesta área. Os números:
Empresas do Bem
Gastronomia
Lições do interior
O chef José Barattino, do Hotel Emiliano, em São Paulo, vai ensinar seus segredos para merendeiras de escolas públicas de Quatipuru (Pará) e de Palmeiras (Bahia). Barattino é um dos voluntários da edição 2011/2012 do projeto Amigos do Planeta na Escola, idealizado pela Casas Bahia em parceria com o Instituto Brasil Solidário.
Cultura
Nas asas da Avianca
A Avianca, empresa aérea comandada por José Efromovich, decidiu apostar na cultura como uma das ferramentas de sua atuação social. Entre as ações apoiadas por ela constam a exposição do artista plástico colombiano Fernando Botero no Brasil, além do patrocínio do musical “Tim Maia – Vale Tudo”, que conta a trajetória do cantor e compositor, morto em 1998.