A sede da Mundo Verde, rede especializada em alimentos saudáveis, tem uma simplicidade espartana. Lá, em um ambiente de três salas, cerca de 30 pessoas se revezam para bater as metas agressivas expostas em um quadro branco. O local, na Zona Sul de São Paulo, também é uma espécie de quartel general do empresário Carlos Wizard Martins, que comprou a empresa em 2014. Desde então, ele elevou o faturamento da empresa em 60%, para cerca de R$ 500 milhões. No mesmo período, as lojas aumentaram de 400 para 600. O segredo? As franquias. “Sou um apaixonado por franquias”, diz Martins. “É a maneira mais segura para o investidor e para a empresa.” A meta do empresário é alcançar R$ 1 bilhão de vendas até 2018. E de cifras bilionárias Martins entende. Há quatro anos, ele se desfez o Grupo Multi, dono de escolas de idioma como Wizard e Yázigi, que também cresceram na base do franchising, por cerca de R$ 2 bilhões. Confira as dicas do bilionário para se dar bem como ele:

1. Entenda do segmento
“É necessário que o franqueado compreenda do ambiente de negócios antes de se aventurar. Eu entrei na Mundo Verde após pesquisar muito e conversar com a minha esposa, que é nutricionista. Ela me deu o sinal verde para investir.”

2. Seja o dono do negócio
“Não adianta comprar uma franquia e contratar terceiros para administrar o negócio. A filosofia da barriga no balcão é um dos segredos do sucesso de um franqueado. Os clientes gostam de ser atendidos pelo dono.”

3. Tenha foco no cliente
“O País não tem um setor de serviços a altura do que a população quer. Por conta disso, ouvir e tomar medidas com base nos clientes é uma espécie de lei para qualquer empreendedor.”

4. Treine suas equipes
“Equipes bem treinadas trazem muito mais resultado. Aproximar os trabalhadores da gestão pode ser uma boa forma de evitar ruídos e motivar a sua equipe.”

5. Poupe sempre
“O atual panorama econômico mostra o problema da falta de dinheiro. Por isso, separar uma parte dos ganhos pode evitar empréstimos no futuro.”

6. Venda, venda e venda!
“Uma empresa pode estar bem estruturada e prestar um bom serviço ou ter um bom produto. Se não tiver uma equipe comercial estruturada, porém, tudo pode ir por água abaixo.”

7. Seja pró-ativo
“Alguns franqueados acabam esperando atitudes e estratégias do franqueador para vender mais. Ledo engano. Um franqueado pode sugerir novas ações e se tornar exemplo para o dono da empresa.”

8. Lidere conjuntamente
“O franqueado e o franqueador precisam entender os direitos e deveres de cada um. É uma liderança cooperada das duas partes, não solitária.”

9. Tenha ambição e foco
“O lado sonhador precisa estar ativo, mas o objetivo precisa estar muito bem estabelecido. Muitos empreendedores se perdem pela falta de foco.”

10. Controle seus custos
“Mais do que guardar, renegociar contratos, dívidas e gastos precisam ser obsessões para um em-preendedor.”

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