26/03/2013 - 21:00
O Facebook, maior rede social do mundo, está investindo US$ 1,5 bilhão na construção de um novo data center, na cidade de Altoona, no Estado americano de Iowa. O centro computacional, um dos maiores do país, estará recheado das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado. Apesar disso, não é o seu interior que chama mais a atenção. O que realmente impressiona no projeto, assinado pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry, é o seu telhado. No teto do conjunto de três prédios interligados, será instalado um verdadeiro parque, com 44 mil metros quadrados de área e centenas de árvores nativas. A ideia é oferecer aos funcionários da empresa um lugar para relaxamento e confraternização.
Sombra e água fresca: local de relaxamento para os funcionários do Facebook
terá carvalhos, pistas de caminhada e cafés
A “laje verde” abrigará cafés e restaurantes e ainda ajudará a companhia a economizar no ar-condicionado. Esse será o quarto data center construído pela rede social fundada por Mark Zuckerberg, desde 2010. Sua construção deve começar em junho e a conclusão está prevista para 2014. Segundo o vice-presidente de engenharia da empresa, Jay Parikh, a ampliação da capacidade computacional do Facebook se deve ao crescente uso de celulares e tablets pelos seus usuários. Isso faz com que o tráfego de dados aumente muito durante o dia, período no qual as pessoas acabam adicionando muitas fotos em suas páginas. “Não queremos nos ver na situação de ter de adiar o lançamento de um serviço por falta de infraestrutura”, afirmou Parikh à agência de notícias Reuters.
Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o Facebook. Uma das maiores dificuldades para manter o site rodando 24 horas por dia é resfriar os computadores que realizam essa tarefa. Essas máquinas geralmente operam em salas com temperaturas abaixo dos dez graus. O problema é que um processador, que seria o equivalente ao cérebro do computador, pode chegar a uma temperatura superior a mil graus. Para economizar com o ar-condicionado, a rede social desenvolveu um sistema de refrigeração que utiliza o próprio ambiente externo do data center para trocar o ar quente gerado pelos computadores por ar frio. O design do novo prédio vai ajudar a empresa nessa tarefa.
Não é só o Facebook que está adotando a ideia de levar a natureza às coberturas de seus escritórios. Em março, o Google anunciou a ampliação de seu quartel-general, localizado na cidade de Mountain View, no coração do Vale do Silício, na Califórnia. O projeto, desenvolvido pela empresa de design americana NBBJ, prevê a construção de nove prédios de quatro andares, que serão conectados por meio de pontes. Algumas delas levarão a telhados verdes que abrigarão cafés e áreas de relaxamento. Para completar a experiência ecológica, os funcionários da maior buscadora da internet poderão, ainda, abastecer seus veículos elétricos em uma das 300 tomadas disponíveis para isso no estacionamento da companhia. Tudo pelo meio ambiente.
Refrigeração natural: o design do data center vai ajudar o Facebook a economizar no ar-condicionado