05/10/2011 - 21:00
Um encontro de jovens líderes de negócios pode ser mais do que um mero bate-papo descompromissado ou restringir-se a uma oportunidade de ampliar a rede de relacionamentos. Isso ficou evidente na oitava edição do Jantar Jovens Lideranças, realizado na terça-feira 27, em São Paulo. O evento serviu de palco para o lançamento de uma ideia que poderá representar um salto de qualidade para as empresas. “Por que não criar um Poupatempo para empreendedores?”, propôs André Martins, presidente da empresa de vale-transporte e refeição VB, ao governador Geraldo Alckmin, convidado especial. A iniciativa foi bem recebida por Alckmin, que contou ter projetos nesse sentido.
Clube exclusivo: o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falou para o grupo de pouco mais de 50 jovens empreendedores
A rede Poupatempo, criada em 1996, agilizou a vida dos moradores do Estado de São Paulo. Lá, é possível, no mesmo dia, tirar documentos e resolver pendências ligadas a órgãos governamentais. A versão empresarial teria foco na desburocratização dos processos, além da centralização das consultas tributárias e da emissão de guias e documentos, por exemplo. Com isso, seria possível reduzir, ao menos em parte, o verdadeiro cipoal burocrático que prejudica o dia a dia dos empreendedores, melhorando a competitividade do País. Estudo recente do Banco Mundial indica que o Brasil ocupa a 127a posição num ranking de facilidade para fazer negócios, numa lista formada por 183 países.
A presença de Alckmin, acompanhado de quatro integrantes do primeiro escalão do governo estadual, ratificou o prestígio que essa confraria vem adquirindo desde que foi criada, em 2010. A iniciativa partiu de Sergio Waib, sócio da XYZ Live e âncora do programa Giro Business, apresentado na Rede Bandeirantes e na Rádio Bandnews. “O evento é mais que uma roda de amigos”, afirma Waib. “Trata-se de um espaço no qual muitas vezes é dado o pontapé inicial de acordos empresariais.” A cada edição são adicionados novos participantes. Um dos novatos foi Henrique Constantino, sócio da Gol Linhas Aéreas, além do fundador da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa. Já na categoria dos “veteranos” do evento está o empresário Bruno Setubal. Integrante do clã que comanda o Banco Itaú, ele participa desde a primeira edição. “Começamos com uma roda de pessoas na sala da casa de Waib”, diz. “Agora, estamos recebendo o governador.”
Espaço de negócios: o empresário Sergio Waib (à esq.) e Caco Alzugaray, presidente-executivo da Editora Três