Rock in Rio, Lolapalooza, Planeta Terra, Salão do Automóvel, feiras internacionais e o lançamento do Audi A3 no Brasil. Em todos esses eventos, quem marcou presença foi o paulistano Marcelo Checon, de 35 anos. Só que de forma bastante discreta. Ele é dono da MChecon, empresa de cenografia criada em 2004, e responsável pela montagem de camarotes, palcos e estandes. A companhia, baseada em Osasco (SP), pegou carona no crescimento do mercado de eventos no Brasil. Um setor que envolve desde feiras e exposições, até mega-shows de artistas internacionais. Locais propícios para grandes empresas montarem estandes e camarotes para receber clientes vip. 

 

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Mãos à obra: de olho nos megaeventos, Checon abriu filial no Rio de Janeiro

 

Para 2012, a expectativa de Checon é alcançar uma receita de R$ 36 milhões, 20% acima do obtido em 2011. Nada mau para quem abriu o negócio com módicos R$ 20 mil e uma equipe de seis funcionários. Hoje, são 220. “Tinha dinheiro suficiente para bancar o aluguel e a folha de pagamento do primeiro mês”, diz Checon. Depois de trabalhar em algumas empresas do setor, ele decidiu seguir carreira solo. O primeiro contrato foi a montagem do estande da Camargo Corrêa, em uma feira do setor de construção, em São Paulo. Mas foi na edição 2011 do Rock in Rio, realizado no Rio de Janeiro, que a MChecon deu sua maior guinada. Ela foi responsável pela montagem de 43 dos 50 estandes promocionais do evento. 

 

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Rock in Rio: a MChecon foi responsável por 43 dos 50 estandes montados no festival

 

Entre eles, um hotel temporário, erguido a pedido da operadora de celulares Claro. O sucesso foi tamanho que o empresário decidiu abrir uma filial da MChecon na cidade. Com isso, espera reduzir os custos. “A logística não foi fácil”, afirma. “Para terminar no prazo, tive de embarcar um funcionário na ponte aérea para levar as etiquetas que seriam usadas na decoração de um estande.” Com a filial, será possível atender melhor os clientes locais, além de se credenciar para disputar contratos relacionados à Copa do Mundo e à Olimpíada. Uma aposta vista como acertada pelo mercado. “Quem se destaca no setor são as empresas que apostam em inovação e criatividade”, afirma Kito Manzano, presidente da Associação Brasileira de Marketing Promocional. 

 

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