O modelo de negócios que oferece de fraldas a pneus em um único site já é um velho conhecido dos varejistas. Mas agora os chamados marketplaces começam também a se expandir entre as instituições financeiras. A disputa ferrenha das plataformas digitais pelos clientes tornou o terreno mais fértil para que essas empresas buscassem ir além da simples oferta de conta digital ou um cartão sem anuidade. Tudo pode ser incluído no pacote, desde a compra de produtos, ganhos de mimos, cashbacks e até serviços de streaming. Vale tudo para atrair cada vez mais o consumidor e, assim, ganhar escala. O novo competidor de peso nessa briga é o banco digital do Bradesco, o next. Com mais de 8 milhões de clientes, dos quais 4 milhões conquistados só neste ano, o next quer acelerar seu crescimento. Depois de incluir todo o tipo de transação na plataforma digital, o banco criou o nextShop, um marketplace para chamar de seu.

“A fronteira entre os mundos financeiro e de varejo está cada vez mais tênue. O cliente quer praticidade e conveniência para o dia a dia. Tudo em um aplicativo no qual confia e em que pode gerenciar seus recursos”, afirmou o CEO do next, Renato Ejnisman. Segundo o executivo, a meta é se tornar um hub para gerar valor para os dois lados. O cliente será capaz de acessar, além de produtos financeiros, uma nova avenida de mercadorias e serviços, e pode receber de volta até 10% do que gastou, ganhando maior poder de compra.

PREFERÊNCIA O nextShop vai usar inteligência artificial para conhecer bem os desejos da freguesia e poder ofertar produtos e serviços para potencializar a compra. Disponível a todos os clientes, a plataforma terá cerca de 13 mil ofertas nas categorias de telefonia, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis, acessórios, informática e games. O marketplace vai contar com a parceria de diversos varejistas e fabricantes, incluindo Casas Bahia, Ponto, Samsung, Philips, Philco entre outros. O cashback varia de 7,5% e 10%. Cada parceiro vai oferecer um percentual fixo de retorno, válido para todos os seus produtos. O valor será depositado na conta do cliente assim que o pagamento for aprovado. Todos os cartões de crédito — do next e de outros bancos— são aceitos, e as compras podem ser feitas em até 12 vezes sem juros. Os clientes poderão armazenar os dados dos cartões utilizados dentro do app para futuras compras, como em uma carteira digital. A estratégia está em linha com a das empresas entrantes no varejo virtual. O diferencial é a musculatura financeira do Bradesco.

Capital não é problema. Por isso, enquanto busca novos clientes, o next não pretende listar suas ações em bolsa. “Estamos crescendo num ritmo forte e chamando atenção. Mas o Bradesco, único acionista, consegue enxergar um valor relevante na empresa e não vê ainda necessidade de atrair novos investidores. Talvez mais pra frente, 12 meses ou mais”,
disse Ejnisman.