6.jpg

 


Decoração 


Cadeira útero

 

Na busca por móveis e utensílios domésticos capazes de gerar bem-estar, a designer britânica Freyja Sewell, ao que parece, acertou em cheio. É ela quem assina a cadeira Hush (foto), desenvolvida com o objetivo de fazer com que as pessoas se desliguem do mundo exterior. O utensílio feito de lã reciclada envolve completamente o corpo, propiciando uma sensação de aconchego como se retornássemos ao útero materno. A peça, que também funciona como uma poltrona convencional, está exposta no Museu do Design, em Londres.

 

7.jpg

 

 


Habitação 


Casa verde 

 

Uma resina feita de Ecomate, espuma expansiva que não utiliza o gás HCFC e que foi desenvolvida pela Purcom, poderá dar um impulso à chamada construção verde. O material serve de base para a produção de paredes estruturais para residências populares e está sendo testado pela Cohab-SP. Uma casa de até 70 m², que utiliza esse sistema fica pronta em quatro dias e custa R$ 70 mil. O projeto foi elogiado pelo PNUD, órgão da ONU.

 

8.jpg

 

 


Renault 


Do lodo para o motor 

 

A subsidiária da Renault está dando uma lição de sustentabilidade. Em sua fábrica (foto) de São José dos Pinhais (PR), foi criado um sistema que transforma o lodo da estação de tratamento de esgoto em matéria-prima para autopeças. O trabalho consiste na vaporização dos efluentes, cujo resultado final é um pó-metálico. O material é enviado para fundidoras e volta para a montadora na composição de peças usadas em seus veículos. A cada ano, são processadas 800 toneladas de lodo.

 

9.jpg

 

 

 

Ecologia


Oásis na Jordânia 

 

Para tornar a convivência com o deserto mais harmoniosa, o governo da Jordânia decidiu investir em oásis artificiais. O primeiro deles será construído na região de Ágaba, às margens do Mar Vermelho. O oásis contará com usina termossolar, encarregada de gerar energia e tratar a água do mar para uso doméstico e para a produção de alimentos.

 

10.jpg

 

 

 

Empresas do Bem


Ecologia


Apoio à Mata Atlântica 

 

Iniciativas de preservação da Mata Atlântica estão entre os 63 projetos sociais e ambientais nos quais a francesa Alstom vai investir neste ano, no mundo. A subsidiária brasileira, presidida por Phelippe Delleur, conseguiu incluir na lista projetos referentes à Mata Atlântica, que envolvem os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 

 

 

 

 

11.jpg

 

 


Educação


Aprendizes da Cyrela 

 

A parceria entre o Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e a construtora Cyrela Brazil Realty, comanda por Eli Horn, promete dar um impulso na carreira profissional de jovens carentes. É que a empresa vai bancar o curso de rotinas administrativas para 96 adolescentes paulistanos. O projeto é mantido pela Ampliar, ONG apoiada pelo Secovi.

 

12.jpg