Destino dos mais cobiçados entre as opções para curtir o inverno no Brasil em um cenário europeu, a gaúcha Gramado espera receber 1,4 milhão de visitantes no período compreendido entre início de julho e final de agosto. A previsão é da Secretaria de Turismo do município. Para a maioria dos que escolhem passar um tempo na cidade, os atrativos vão dos parques e museus temáticos às compras, com muita comida e bebida entre um e outro. Na primeira categoria estão dezenas de opções, desde o tradicional Minimundo, com réplicas em miniatura de monumentos famosos, até o recém-inaugurado Space Adventure, que reproduz instalações e equipamentos da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Gramado tem ainda pista de esqui com neve artificial, parque aquático e até fábrica de cristais. Mas nada supera a oferta gastronômica, com dezenas de restaurantes que preparam fondue e fábricas de chocolate disputando a preferência do turista.

Com tantas tentações, apenas uma minoria decide ir a Gramado para fazer dieta. Mesmo assim, desde 1982, essa é uma das propostas do Kurotel. Criado pelo médico Luís Carlos Silveira, que buscou inspiração em spas termais da Suíça, o empreendimento tem crescido sob o comando da mesma família (hoje a filha Mariela é a diretora clínica) e conquistado os mais importantes prêmios do segmento no mundo.

Sua singularidade está em ser um lugar com cara de hotel de luxo onde, segundo os donos, “é possível diagnosticar doenças antes de elas surgirem, controlar o nível de estresse, eliminar peso e promover a revitalização do corpo como um todo”.

Isso ocorre porque o local reúne:
* recursos clínicos de um hospital,
* estrutura de um centro de estética e fitness
* e, para deleite dos hóspedes/pacientes, uma gastronomia que consegue encantar os olhos e o paladar mesmo com baixas calorias, quase nada de açúcar e pouquíssimo sal.

Os pratos são montados com técnicas dignas de chefs estrelados e tanto o almoço quanto o jantar são servidos em três etapas.

Longe da imagem de que um spa exige o sacrifício de passar fome, ali a comida é um dos pontos altos. O ambiente onde as refeições são servidas é sofisticado, com serviço impecável e até um carrinho de temperos com ervas frescas que chega à mesa.

Para completar o clima gourmet, o Kur oferece espumantes de marca própria, nas versões branco e rosé — mas sem álcool.

As dietas variam de acordo com os objetivos de cada um e podem restringir alguns itens, especialmente carboidratos. Gordura, nem pensar. Exceto para quem precisa ganhar peso. Ou quando um hóspede decide presentear os demais.

É isso o que costuma fazer quando está por lá o proprietário do laticínio catarinense que produz a marca de queijos Gran Mestri, Acari Menestrina. Frequentador do Kurotel há 25 anos, ele pretende continuar voltando de tempos em tempos. “É um presente para mim mesmo”, afirmou. A opinião é compartilhada por habituées e por quem vai pela primeira vez.

Dress code

Seja qual for o propósito — emagrecer, relaxar ou fazer um dos tratamentos estéticos e odontológicos oferecidos —, todos seguem uma rotina de hábitos saudáveis.

Quem quiser, pode iniciar a jornada meditando. Basta seguir as orientações de um aplicativo.

O dress code é básico: roupão e chinelos fornecidos em cada habitação. Isso porque muitas das atividades programadas ao longo do dia exigem traje de banho (especialmente no circuito das águas) ou roupa íntima, como no caso das inúmeras massagens e procedimentos terapêuticos.

Há quem fique de roupão mesmo durante as refeições, quando os garçons acomodam em um cabideiro as sacolas de tecido que cada um carrega o tempo todo a tiracolo. Dentro dela, uma pastinha contém a programação do dia, que é individual e repleta de compromissos desde as primeiras horas da manhã.

Em um único dia é possível realizar até uma dezena de atividades distintas:
* caminhada de uma hora até um lago próximo,
* aula de dança,
*circuito funcional,
* esfoliação corporal com sal marinho,
*watsu (shiatsu na água),
* fango (uma placa aquecida para aliviar dores nas costas),
* cápsula de flutuação (que simula boiar no Mar Morto),
* sequência de banhos terapêuticos,
* massagem com pedras quentes.

Isso apenas em um dos programas do extenso cardápio oferecido. Detalhe: todos os cosméticos são fabricados ali mesmo.

Uma equipe de 150 profissionais se dedica aos cuidados com os clientes. As acomodações são de um hotel de luxo e as refeições, ainda que com baixas calorias, têm toques de chef

Pioneirismo

Ainda em 1990, o Kur trouxe para o Brasil um tratamento de revitalização para auxiliar na melhora da imunidade e das funções fisiológicas.

Em 2004, implantou o programa antitabagismo, que alia técnicas de desintoxicação, controle emocional, fitness e bem-estar para o auxílio no abandono do tabaco. Mesmo oferecendo essa possibilidade de tratamento, quem não pretende deixar o cigarro pode fumar em uma varanda isolada.

A constante busca por métodos inovadores nas áreas que atua levou a equipe do Kur a firmar parcerias com empresas que fazem testes genéticos para diagnosticar a suscetibilidade a diversas doenças, desde hipertensão ao Mal de Alzheimer, assim como fatores de risco que prejudicam a longevidade.

Ao todo, cinco tipos de diagnósticos genéticos podem ser feitos pelos clientes.

Um deles, o teste de telômero (nome técnico da extremidade do cromossomo), avalia a idade biológica celular a partir de amostras enviadas a um laboratório na Itália.

Oferecer sempre algo único no País faz com que o Kur seja considerado quase hors councours entre seus pares.
* Foi eleito Melhor Spa Médico do Brasil por oito vezes consecutivas pelo World Spa Award.
* No caso do World Luxury Spa Award, foram cinco anos como Melhor Destino de Wellness do Brasil e na América Latina.
* Em 2022, pela segunda vez, conquistou o título de Melhor Spa das Américas, segundo o Seven Stars Award.

Para a diretora clínica Mariela Silveira, o reconhecimento se deve ao trabalho de 150 profissionais. “Nossos tratamentos personalizados são ministrados por uma equipe apaixonada e focada no indivíduo”, afirmou.

Como atestam os prêmios, uma temporada no Kur é altamente compensadora. Especialmente para quem vai acompanhado. Segundo o fundador, Luis Carlos Silveira, “a experiência a dois cria uma cumplicidade que ajuda a manter o equilíbrio na fase pós-Kur” e os resultados se tornam ainda melhores.