O estudo mostrou que 55% dos municípios brasileiros deverão enfrentar, em 2015, o fantasma do desabastecimento. Esse fenômeno decorre, em boa medida, dos baixos investimentos em saneamento básico. No Rio de Janeiro, além dos problemas sociais e de saúde, a poluição de rios e lagos também poderá arranhar o brilho da Olimpíada de 2016. 

 

14.jpg

 

Para minorar esse risco, o governo estadual e a prefeitura vêm tentando acelerar o andamento do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), lançado em 1994. A expectativa é aplicar US$ 1,2 bilhão. “Apesar das melhorias, o principal cartão-postal da cidade ainda não apresenta as condições ideais para abrigar uma regata de padrão olímpico”, disse à DINHEIRO o ambientalista e velejador Lars Grael. A seguir, algumas curiosidades sobre a Baía de Guanabara:

 

15.jpg

 

 

Embalagem 


Pepsi 100% verde 

 

A briga por espaço no mercado de bebidas, travada entre Pepsi e Coca-Cola, chegou ao segmento da susten-tabilidade. Seguindo os passos da concorrente, a PepsiCo criou uma tecnologia que usa material orgânico (casca de pinheiro-bravo, grama e palha de milho, entre outras) para produzir garrafas PET. As embalagens feitas desse material são 100% biodegradáveis. A versão da PepsiCo chega ao mercado um ano depois da PlantBottle, da Coca-Cola. O setor de bebidas dos EUA consome 17 milhões de barris de petróleo, ou quase uma semana de produção da Petrobras.  

 

12.jpg

 

 

Energia


Luz animal 

 

Cães e gatos nem sempre são bem-vindos em áreas de lazer. Mas o americano Matthew Mazzotta, criador do Park Spark Project, acredita ter encontrado um modo de harmonizar o convívio de bípedes e quadrúpedes. Para isso, ele pretende espalhar pelos EUA miniusinas (foto) capazes de transformar fezes em energia para abastecer um poste de iluminação. A unidade é alimentada pelo gás metano resultante da decomposição das fezes. 

 

10.jpg

 

 

Responsabilidade social


As preferidas dos brasileiros

 

A Market Analysis, baseada em Florianópolis e especializada em pesquisas,  acaba de divulgar a versão 2011 de seu Monitor de Respon-sabilidade Social Corporativa. Um detalhe que salta aos olhos é que a Petrobras se mantém como a melhor avaliada pelos 805 brasileiros ouvidos. Mas ela também encabeça a lista das piores, ao lado da Oi. O ranking:

 

16.jpg

 

 

Design


Tênis high tech

 

Muito em breve será preciso chamar o técnico de informática para consertar o tênis. Pelo menos no que depender do designer americano Gabriel Dishaw. Sua última criação é uma releitura de calçado da Nike. O Junk Art Nike Air Max+ 2011 é decorado com milhares de peças e pequenos componentes de computadores descartados: teclas, chip e unidade de memória, por exemplo. Essa versão inusitada tem também um caráter pedagógico. Serve para lembrar que os americanos jogam fora quase 80 toneladas de lixo eletrônico por dia.

 

11.jpg

 

 

Empresas do bem


Terceiro setor


A face social do Bombril

 

Mais conhecido como o dono da Bombril, o empresário Ronaldo Sampaio Ferreira está ampliando sua aposta no segmento social. Ele fará isso por meio do recém-criado instituto que leva o nome do seu pai, Roberto Sampaio Ferreira, que foi o fundador da companhia e o inventor do Bombril. A ONG terá como foco a valorização do protagonismo feminino. Um dos projetos cuidará do aperfeiçoamento da mão de obra que atua em serviços domésticos. O lançamento do instituto será na quarta-feira 30, em São Paulo.

 

13.jpg

 

 

Educação 


Ecologia para jovens

 

A Fundação AlphaVille pretende transformar jovens carentes (foto) de Santana de Parnaíba (SP) em multiplicadores dos preceitos da sustentabilidade. O trabalho será feito pelo Programa Jovem Sustentável 2011. Trata-se de um curso que inclui disciplinas como cidadania, novas economias e ecoprofissionalização. No total, serão beneficiados 80 alunos da rede pública do município.

 

9.jpg