Uma empresa do Vale do Paraíba com apenas 60 funcionários, auxiliados por cerca de 200 profissionais terceirizados, conseguiu um feito normalmente destinado a governos. No começo de outubro, a Imagem Geosistemas, de São José dos Campos (SP), concluiu o mapeamento completo das ruas e avenidas de todo o Brasil. O último esforço de cobertura total do País havia sido realizado pelo governo militar na década de 1970, mas em um nível de detalhe inferior ao coletado pela Imagem. Seu pequeno exército de Indiana Jones percorreu cerca de 20 mil quilômetros por ano e criou um sistema que permite visualizar 1,1 milhão de quilômetros de vias federais, estaduais e municipais, ruas e avenidas dos 5.565 municípios do território nacional. 

142.jpg
Covre: ”Construímos uma mina de ouro que trará retorno pelos próximos dez anos”

É uma extensão suficiente para dar 27,5 voltas completa na Terra. “É como se tivéssemos alcançado o Everest da cartografia”, afirma o engenheiro agrônomo Marcos Covre, cofundador e diretor da Imagem, em uma referência à montanha mais alta do mundo. Essa é a boa notícia. A má: ao contrário do Google Maps, que é gratuito, esse serviço está disponível apenas para as empresas que pagarem por ele. Mesmo assim, não são poucas as dispostas a gastar com o sistema da Imagem, batizado de StreetBase. A empresa conta atualmente com 800 clientes, entre eles Telefônica, Vivo, TIM, Banco do Brasil, Sabesp, Walmart e Petrobras. Os usos são os mais diversos. Uma empresa de telefonia, por exemplo, pode ter um programa que identifica áreas onde é necessário ampliar a cobertura do sinal de celular. Uma companhia de seguros, por sua vez, pode dimensionar o tempo de percurso para chegar a um automóvel acidentado.  

Com faturamento de R$ 75 milhões estimado para 2011, a Imagem pretende crescer até 20%, no próximo ano, graças ao simples fato de ter completado o mapeamento. “Construímos uma mina de ouro que nos trará retorno pelos próximos dez anos”, afirma Covre. O mapeamento completo das cidades começou em 2001. Mas foi nos últimos três anos que o plano tomou fôlego. Com a evolução tecnológica, a empresa percebeu que seria possível acelerar o projeto e investiu US$ 15 milhões dos próprios recursos para isso. Seguindo técnicas também utilizadas pelo Google para montar o seu Google StreetView, a Imagem colocou câmera e sistema GPS integrado em cima de um carro para fotografar as fachadas das construções e documentar até mesmo o número de cada estabelecimento ou residência. “Sabemos onde está cada poste neste País”, diz Covre.

 

143.jpg