13/12/2013 - 21:00
O setor de transporte rodoviário de passageiros literalmente estacionou na última década. Desde 2003, o número de brasileiros que viajam de ônibus se manteve inalterado, variando entre 126 milhões e 130 milhões de pessoas. Em 2012, por exemplo, foram 126,2 milhões de passageiros que fizeram viagens de longa distância ou semiurbanas no País, menor número nos últimos quatro anos, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). É fácil de entender as razões para essa estagnação. Com o aumento da renda da população e a queda no valor das passagens aéreas, muitas vezes era melhor pegar um avião – além de mais rápido, a diferença de preço era quase irrelevante.
Em um setor assim estagnado, chama a atenção a expansão da Viação Cometa, vencedora do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. Sua receita líquida cresceu 15%, para R$ 335 milhões, em 2012. O lucro, no entanto, caiu 52%, para R$ 8,2 milhões. Apesar de o principal negócio da empresa ser o transporte de pessoas, a companhia procurou ampliar seu portfólio de negócios, como uma forma de diversificação. Além de transportar passageiros, a companhia aluga ônibus, tem um braço logístico de entregas e também oferece um cartão de crédito em parceria com a Caixa Econômica Federal para a compra de passagens e implantou um programa de milhagens.
A estrutura da empresa é uma das maiores do País, com operações em mais de 100 cidades e garagens próprias em outras 20. A Viação Cometa está investindo na reforma de suas garagens, para adequar-se às normas ambientais. A companhia também faz uma renovação anual de sua frota, quando 200 ônibus são colocados à venda – por intermédio do próprio site da empresa e sistema de leasing – e outros 200 são comprados. Hoje, a companhia conta com uma frota de cerca de mil veículos de passageiros. Tecnologia foi outro alvo de investimento da Cometa neste ano.
A empresa criou um aplicativo para smartphone que permite a compra de passagens e consulta de rotas. Em três meses, foram feitos 30 mil downloads. A companhia – que faz parte do grupo JCA, que também é dono de outras bandeiras como 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão – também desenvolveu salas com postos eletrônicos em sete rodoviárias, entre elas a do Tietê, em São Paulo, e Novo Rio, no Rio de Janeiro. Ainda no ano passado, a empresa fez um investimento em segmentação, criando um programa VIP para seus clientes. Além de ônibus com diferenciais em serviços – como conexão Wi-Fi durante a viagem –, a Cometa adquiriu espaços dentro de rodoviárias para construir salas de espera especiais para seus clientes.