O setor de transporte rodoviário de passa­geiros literalmente estacionou na última década. Desde 2003, o número de brasileiros que viajam de ônibus se manteve inalterado, variando entre 126 milhões e 130 milhões de pessoas. Em 2012, por exemplo, foram 126,2 milhões de passageiros que fizeram viagens de longa distância ou semi­urbanas no País, menor número nos últimos quatro anos, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). É fácil de entender as razões para essa estagnação. Com o aumento da ren­da da população e a queda no valor das passagens aéreas, muitas vezes era melhor pegar um avião – além de mais rápido, a diferença de preço era qua­se irrelevante. 

 

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Em um setor assim estagnado, chama a atenção a expansão da Viação Cometa, vencedora do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. Sua receita líquida cresceu 15%, para R$ 335 milhões, em 2012. O lucro, no entanto, caiu 52%, para R$ 8,2 milhões. Apesar de o principal negócio da empresa ser o transporte de pessoas, a companhia procurou ampliar seu portfólio de negócios, como uma forma de diversificação. Além de transportar passageiros, a companhia aluga ônibus, tem um braço logístico de entregas e também oferece um cartão de crédito em parceria com a Caixa Econômica Federal para a compra de passagens e implantou um programa de milhagens. 

 

A estrutura da empresa é uma das maiores do País, com operações em mais de 100 cidades e garagens próprias em outras 20. A Viação Cometa está investindo na reforma de suas garagens, para adequar-se às normas ambientais. A companhia também faz uma renovação anual de sua frota, quando 200 ônibus são colocados à venda – por intermédio do próprio site da empresa e sistema de leasing – e outros 200 são comprados. Hoje, a companhia conta com uma frota de cerca de mil veículos de passageiros. Tecnologia foi outro alvo de investimento da Cometa neste ano. 

 

A empresa criou um aplicativo para smartphone que permite a compra de passagens e consulta de rotas. Em três meses, foram feitos 30 mil downloads. A companhia – que faz parte do grupo JCA, que também é dono de outras bandeiras como 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão – também desenvolveu salas com postos eletrônicos em sete rodoviárias, entre elas a do Tietê, em São Paulo, e Novo Rio, no Rio de Janeiro. Ainda no ano passado, a empresa fez um investimento em segmentação, criando um programa VIP para seus clientes. Além de ônibus com diferenciais em serviços – como conexão Wi-Fi durante a viagem –, a Cometa adquiriu espaços dentro de rodoviárias para construir salas de espera especiais para seus clientes.

 

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