06/03/2013 - 21:00
Poluição
Churrasquinho nada ecológico
A China é um dos países que mais investem em energia alternativa. Apesar disso, os níveis de emissão de CO2 não param de subir. Culpa do uso, ainda intensivo, de carvão vegetal e mineral. Em janeiro, a poluição atmosférica atingiu patamar tão elevado que uma cortina de fumaça tornou Xangai, Hong Kong e Pequim invisíveis aos satélites da Nasa. Por conta disso, além da ampliação do uso de energia solar e eólica, em substituição ao carvão, o governo também estuda proibir a instalação das centenas de milhares de barracas de churrasquinho (foto) nas ruas das grandes cidades.
Tecnologia
Energia pura
Os designers japoneses Shuguang Li e Chen Xiaoping descobriram uma forma de reaproveitar o calor desperdiçado por lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Trata-se do Heat Electricity Conversion Storage Device (foto), aparelho que transforma esse calor em energia suficiente para carregar baterias de iPads e câmeras digitais.
Carros híbridos
Volkswagen pisa fundo
A Volkswagen decidiu acelerar o passo na busca pelo automóvel mais eficiente do planeta. Seu trunfo nessa corrida é o híbrido XL1 (foto), movido a combustível fóssil e bateria elétrica, capaz de percorrer 111 quilômetros com apenas 0,9 litro de diesel. Além de supereconômico, o bólido também é rápido: vai de zero a 100 km em 12,7 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 quilômetros. Serão vendidas apenas 50 unidades. O preço ainda não foi definido.
Tecnologia 2
Papel de pedra
Para atender ao consumo mundial de papel é necessário derrubar cerca de quatro bilhões de árvores por ano. Uma das soluções seria a redução do uso de papéis e a busca de fontes alternativas, como a tecnologia desenvolvida pela italiana Ogami, criadora do Repap (papel, em inglês, escrito de trás para a frente). O insumo é produzido a partir de carbonato de cálcio, extraído de pedras calcárias. Hoje, ele é base para a produção de agendas (foto) que custam € 16 nas papelarias da Europa.
Empresas do Bem
Preservação
O amigo da onça
Uma iniciativa do ex-piloto de Fórmula Indy Mario Haberfeld pode colocar a região do Pantanal na rota dos programas de observação de grandes felinos, como os existentes na África. Durante três anos, uma equipe de técnicos chefiada por ele comprovou a viabilidade do Projeto Onçafari, que tem na onça-pintada a principal protagonista. O estudo foi realizado na Fazenda Cayman, resort de ecoturismo. O desafio, agora, é levar essa iniciativa a outros ecossistemas brasileiros.
Trabalho
Aprendizes da Accenture
Uma das mais destacadas ações de inserção de jovens no mercado de trabalho, o Programa Conexão, tocado pela Accenture, comandada por Roger Ingold, entra em nova fase. A meta é capacitar 550 mil empreendedores e colocar no mercado de trabalho 14 mil adolescentes, até 2015. As aulas são ministradas por entidades parceiras e voluntários.