29/11/2013 - 21:00
Vida urbana
Jardim suspenso
Londres é uma cidade conhecida também pelo grande número de parques, que ajudam a reduzir o cinza dos prédios vitorianos. Mas ao que parece isso já não é o bastante. A prefeitura da capital inglesa lançou um concurso para a construção de jardins suspensos sobre o rio Tâmisa. Um dos projetos na disputa, o London Bridge Garden (foto), é assinado pelo arquiteto Thomas Heartherwick. A ponte-jardim de 367 metros de comprimento tem custo estimado em ? 15 milhões.
Moradia
Casa portátil
Foi inspirado no caracol e na tartaruga, animais que levam a casa nas costas, que o artista plástico canadense Kevin Cyr desenvolveu um dos mais criativos projetos de moradia. Trata-se da Camper Bike (foto), uma mini-casa adaptada sobre um triciclo. Em tempos de déficit habitacional e de valorização da mobilidade urbana, essa poderia ser uma alternativa.
Mobilidade
Rápida e ecológica
Na última edição do Salão do Automóvel de Tóquio, encerrada em 1º de dezembro, quem roubou a cena foi a moto-conceito da Kawasaki (foto). O modelo une o apelo futurista ao ecológico, graças ao seu possante motor elétrico. A moto possui duas rodas dianteiras e seu quadro se adapta ao estilo de pilotagem de cada um: esportivo ou urbano. Ainda não está definido se a motocicleta será produzida em série.
Tecnologia
Baixo custo e alto impacto
Em mais de 10 anos, a Fundação Banco do Brasil, comandada por José Caetano Minchillo, firmou-se como a principal incentivadora do desenvolvimento de Tecnologias Sociais no Brasil. Nesse período, a fundação e suas parcerias investiram R$ 3 milhões para replicar iniciativas exitosas como os sistemas agroecológicos de produção de alimentos e as barraginhas (pequenos reservatórios de água), que vêm ajudando a melhorar, de forma sustentável, a vida de comunidades carentes. As iniciativas fazem parte de um banco de práticas (www.fbb.org.br/tecnologiasocial) mantido pela fundação.
Empresas do Bem
Social
Bom de garfo
A Tramontina, fabricante gaúcha de utilidades domésticas, uniu-se ao Banco de Alimentos em uma iniciativa que poderá ajudar a alimentar 22 mil pessoas. Isso será possível graças à doação de parte do valor arrecadado com a venda de uma de suas linhas de talheres (foto). A ONG atua na conscientização sobre o desperdício em um país no qual ainda existem graves problemas de desnutrição.
Esporte
Travessia radical
A Light, concessionária energética do Rio de Janeiro, pretende investir R$ 16,5 milhões em melhorias em 13 comunidades carentes da capital fluminense. Uma das iniciativas beneficiadas pelo Projeto Travessia é o apoio à prática de esportes de aventura, como o bike radical (foto), no Complexo do Alemão, além da reforma do centro cultural sob o viaduto Negrão de Lima, administrado pela CUFA.