Este ano promete ser suculento para os investidores. Ao contrário de 2011, que começou cheio de expectativas positivas e revelou-se um período de forte volatilidade e rendimentos magros, 2012 tem tudo para saciar os mais gulosos apetites. Pelas contas dos especialistas ouvidos por DINHEIRO, a economia vai crescer, beneficiando a bolsa. Aplicações em renda fixa, especialmente as mais sofisticadas, vão ganhar espaço na carteira do investidor e até o dólar promete um retorno mais saboroso, ao contrário dos últimos anos. Mesmo assim, não será um ano fácil.

49.jpg 

 

 “O ano de 2011 foi um período extremamente complexo e 2012 manterá essas características”, diz Robert van Dijk, principal executivo da empresa de gestão de recursos do grupo Votorantim. “Há uma contraposição entre as boas perspectivas do mercado interno e as indefinições internacionais, que não deverão ser resolvidas antes do segundo semestre.” Pensando nisso, DINHEIRO apresenta agora um cardápio para guiar os investidores. O guia ONDE INVESTIR EM 2012 traz 18 reportagens mostrando os prognósticos para a economia, os cenários para juros, bolsa e dólar e uma relação dos melhores fundos para o investidor.

 

Quando possível, os fundos foram  classificados pela relação entre risco e retorno, medida pelo Índice de Sharpe. No entanto, por causa do mau desempenho da bolsa no ano passado, os fundos de ações foram selecionados considerando apenas sua rentabilidade. Os dados são da Economática. O guia traz também as ações recomendadas para o ano, uma lista das leituras que não devem faltar na sua biblioteca e, como nem só de pão vive o homem, os produtos exclusivos para ser cobiçados em 2012. Boa leitura!