O mundo da aviação sempre seduziu boa parte dos jovens e adolescentes brasileiros. No caso do pernambucano Alberto Carvalho não foi diferente. Tanto que ele se mudou para São Paulo, onde se graduou em engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba. Mas seu contato com o universo aeroespacial se restringiu às viagens aéreas entre São Paulo, Santiago, Caracas e Boston, cidades nas quais ele atuou como executivo da americana Procter & Gamble (P&G), uma potência do setor de higiene e limpeza com receita anual de US$ 84 bilhões. Agora, aos 46 anos, Carvalho está prestes a alçar o voo mais elevado de sua carreira. 

 

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A partir de janeiro de 2013, ele deixa a vice-presidência global da Gillette para assumir o comando da subsidiária brasileira da P&G em substituição ao egípcio Tarek Farahat. Com isso, Carvalho se torna o primeiro brasileiro a presidir a subsidiária. Farahat, por sua vez, ficará responsável pela América Latina. A subsidiária da P&G vive uma realidade totalmente distinta da de 1991, quando Carvalho foi contratado como assistente do departamento de marketing da divisão de cabelos. A começar pela receita, que somou R$ 2,3 bilhões em 2011. Para valorizar a marca corporativa, Farahat abriu o cofre. Apenas em publicidade foram gastos R$ 372,1 milhões no ano passado, montante quase seis vezes maior que o aplicado em 2008. 

 

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Marketing milionário: (a partir da esq.) Gisele Bündchen, Faustão, Luciano Huck e Rodrigo Faro

foram recrutados para ajudar na tarefa de ampliar as vendas da P&G no país

 

Seu objetivo era deixar claro quem era a corporação que estava por trás de produtos como as lâminas de barbear Gillette, as fraldas Pamper’s, os cremes dentais Oral B e as pilhas Duracell. Para isso, contratou garotos-propaganda de peso como os apresentadores de televisão Luciano Huck, Rodrigo Faro e Faustão, além da modelo brasileira Gisele Bündchen. Apesar de estar baseado nos EUA desde 2007, Carvalho é considerado um especialista em mercados emergentes, o filão apontado por especialistas como a maior aposta global da P&G. “O Brasil é um mercado de grande importância para a P&G”, diz Javier Escalante, analista de consumo da americana Edge Research, baseada na Virgínia. “Mesmo com a economia brasileira andando de lado, as vendas da P&G avançam acima de 15% ao ano.” 

 

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Limpeza geral: o Egípcio Farahat foi quem desenhou a estratégia

que mudou a trajetória da empresa no Brasil 

 

Um dos feitos de Carvalho foi o desenvolvimento de uma linha de Prestobarba específica para a Índia. O aparelho foi lançado em 2010, por US$ 0,34. “Nossa primeira missão é trazer mais consumidores para o mundo P&G”, afirmou Carvalho, na época, ao The Wall Street Journal. “Ao usar um barbeador de qualidade, eles ficam mais inclinados a experimentar nossos demais produtos.” No Brasil, sua missão será facilitada pelo fato de a empresa ser líder em categorias importantes como fraldas, pilhas, absorventes femininos, tinturas para cabelo e lâminas de barbear. Caberá ao executivo completar o trabalho iniciado por seu antecessor e transformar a filial na mais importante unidade da América Latina, posto que hoje pertence ao México. “No ritmo atual, a P&G do Brasil deverá assumir a ponta em dois anos,” diz Escalante.

 

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