27/04/2011 - 21:00
O mouse é um velho companheiro dos usuários de computador do mundo inteiro, mas seus dias podem estar contados. A Lenovo, maior fabricante de PCs da China, desenvolveu o protótipo do primeiro laptop controlado pelo olho humano. Basta olhar para um local específico na tela para que o cursor se dirija para lá imediatamente.
Criado em parceria com a empresa suíça Tobii, o equipamento permite fazer quase tudo, como dar zoom em mapas, abrir e fechar arquivos, ajustar o brilho da tela e navegar pela internet. Não é necessário colocar óculos especiais ou qualquer outro acessório. O rastreador de olhar fica embutido na tampa do laptop.
A Tobii já fornece esse tipo de tecnologia há algum tempo para pessoas com diferentes tipos de deficiência motora. Seus equipamentos permitem até mesmo a substituição do teclado tradicional por uma versão virtual que também é controlada pelo olhar. A expectativa da Tobii e da Lenovo é que o novo laptop esteja nas prateleiras das lojas de eletroeletrônicos em até dois anos.
Se depender da reação de sites e blogs especializados em tecnologia, a novidade foi aprovada. Por isso alguns analistas internacionais acreditam que, se vingar nos notebooks, o recurso possa ser utilizado também em televisores. Assim, a próxima vítima seria o controle remoto, pois mudar de canal, aumentar ou diminuir o volume seriam feitos num piscar de olhos.