Uma nova batalha começou na semana passada no varejo do Rio de Janeiro. Dessa vez os contendores não são as grandes redes de supermercados ou de lojas de departamentos, em busca da preferência dos consumidores. O embate é, agora, pela sua fidelidade. A responsável pelos primeiros movimentos é a paulista Netpoints, braço da Smiles, controlada pela Gol, para as classes C e D. A empresa fechou um contrato com a rede Supermarket, que passa a oferecer programa de milhagens aos clientes.

Trata-se de uma iniciativa de antecipação ao desembarque anunciado para este segundo semestre, no segundo maior mercado do País, da arquirrival, a também paulista Dotz. “Já tínhamos presença em alguns varejistas, por meio de acordos nacionais e do Smiles”, diz Carlos Formigari, presidente da Netpoints. “Mas agora entramos no dia a dia do consumidor.” A operação é considerada vital para que o sistema da Netpoints movimente R$ 7 bilhões neste ano. A rede varejista Supermarket possui 60 lojas.

Os outros parceiros são a Lojas Marisa, que detém também uma fatia de 20% da empresa de programa de fidelidade, a C&C, de materiais de construção, a Drogaria Pacheco e a rede de postos BR, que já trabalham com o Smiles. No total, Smiles e Netpoints possuem uma carteira de 18,5 milhões de clientes, dos quais dois milhões no Rio de Janeiro. “O Smiles sempre teve presença forte no Rio de Janeiro desde a época da Varig”, afirma Leonel Andrade, presidente da Smiles. “Mas agora vamos atender mais o consumidor de varejo e das classes C e D.”

A estratégia da Netpoints é considerada acertada por especialistas. “Ser o primeiro é importante para marcar território, conquistar o consumidor”, diz o diretor de pesquisas e estudos econômicos da GS&MD Gouvêa de Souza, Eduardo Yamashita. Outro alvo da Netpoints são os passageiros de ônibus. A empresa começou a testar a troca de pontos acumulados com compras por passagens de São Paulo para diversos pontos do País. Em uma segunda etapa, o modelo deve ser levado para outros Estados.