04/09/2015 - 20:00
Não é de hoje que a obesidade é tratada como um caso de saúde pública. Entre 1980 e 2013, o total de adultos em todo o mundo com índice de massa corporal acima de 25 kg/m2 (indicador que separa o indivíduo saudável do sobrepeso) aumentou de 28,8% para 36,9% entre os homens e de 29,8% para 28% entre as mulheres. Entre as crianças e adolescentes, 23,8% dos meninos e 22,6% das meninas que viviam em países desenvolvidos em 2013 estavam no quadro do sobrepeso. Em 1998, a Organização Mundial de Saúde declarou a obesidade infantil uma “epidemia global”. No Brasil, a questão é preocupante. Um estudo divulgado em março deste ano pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) constatou que 7,3% das crianças com menos de 5 anos está com excesso de peso. Entre 5 e 9 anos, o percentual é de 33,5% e, entres os adolescentes, a doença atinge 20,5% da população. “O mais importante para o Brasil, neste momento, é deter o crescimento da obesidade. E nós conseguimos segurar esse aumento”, disse Arthur Chioro, ministro da Saúde. “Em relação ao sobrepeso, não temos a estabilização, mas também não temos nenhuma tendência de crescimento disparando.”
O excesso de peso deixou de ser tratado pelas organizações mundiais de saúde como um problema meramente estético e passou a ser enquadrado entre as doenças crônicas. O combate tem começado com jovens e adolescentes, que sofrem com problemas psicológicos como depressão e dificuldade de socialização com outras crianças. Evitar que a obesidade infantil se estenda à vida adulta aumenta a expectativa de vida. Quilos a mais na balança são fatores de risco para problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes, que provocam 72% das mortes no Brasil. A empresa de alimentos e consumo Nestlé entrou com força nesse projeto e escolheu a escola como parte fundamental no processo de combater e prevenir a doença. A lógica é que as crianças passam boa parte do dia nas instituições de ensino, onde fazem suas refeições. Segundo os criadores do projeto, o programa foi criado como uma iniciativa social na área de educação alimentar e nutricional, com o objetivo de colaborar no combate à desnutrição, um problema que acomete muitas crianças brasileiras.
Desde 1999, o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis atua na prevenção e no combate à obesidade infantil e adolescente por meio da capacitação de profissionais das redes municipais de ensino. O primeiro trabalho do programa começou com a Ecofolia Culinária, que promovia encontros direcionados ao aproveitamento máximo de alimentos e ao desenvolvimento de receitas saudáveis em escolas. A partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividades físicas, o projeto já beneficiou 2,3 milhões de crianças em mais de sete mil escolas. Nesses 15 anos, mais de 19 mil profissionais receberam treinamento e orientação da empresa.
Desde então, o Nutrir vem capacitando professores, educadores físicos, cozinheiros e nutricionistas para melhorar os hábitos das crianças e adolescentes, tanto com o equilíbrio das refeições como com uma rotina de exercícios físicos. A Nestlé conta com a parceria das secretarias municipais, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e de ONGs capacitadas que acompanham individualmente as crianças. Para que essa mudança ocorra, o programa estuda a necessidade de cada região e, com base nisso, estabelece metas a serem cumpridas como a alteração do cardápio original para um mais nutritivo na lanchonete e a implementação de atividades físicas. O grande desafio é conseguir fazer com que as mudanças agradem as crianças que estão acostumadas a ingerir alimentos mais calóricos e, muitas vezes, são sedentárias.
Para engajar os profissionais, a Nestlé criou um desafio que ajuda a empresa a medir o resultado e o sucesso do seu projeto. Numa plataforma digital disponibilizada pelo Nutrir, fotos, vídeos e dados mostram os resultados e os avanços conquistados. As escolas com o melhor desempenho na soma das pontuações dos profissionais inscritos recebem mais de mil reais em tablets e prêmios em dinheiro divididos entre os vencedores como forma de reconhecimento.
O sucesso do programa deu à Nestlé a expertise para desenvolver projetos envolvendo vários setores da sociedade. A metodologia do Nutrir, no Brasil, serviu de base para a construção de programas similares em todo o mundo. Hoje, 60 mercados desenvolvem seus programas inspirados no Nutrir, como o Nestlé Healthy Kids Global Programme.
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