27/05/2016 - 17:15
Em 2017, uma novidade pode revigorar o mercado de smartphones. Ela atende pelo nome de Projeto Ara, anunciado em meados de maio pelo Google e com previsão de lançamento no próximo ano. Apresentado na conferência de desenvolvedores I/O, em São Francisco (EUA), pelo engenheiro-chefe da Divisão Avançada de Tecnologia e Produtos da empresa, Rafa Camargo, o celular é inspirado nas peças de um brinquedo de montar, como o Lego. A ideia é que o equipamento receba módulos que amplifiquem suas funções.
A empresa aposta tanto nesse projeto que acredita que haverá um mercado de hardware para o produto na mesma escala da oferta de aplicativos. A nova invenção, considerada pela imprensa estrangeira como a maior mudança desde que a Apple lançou o iPhone, em 2007, é uma das expectativas para estancar os resultados ruins na venda desses dispositivos. No Brasil, o mercado de smartphones vendeu 9,2 milhões de aparelhos no primeiro trimestre de 2016, queda de 34,4% em relação ao mesmo período de 2015, segundo a consultoria IDC. Para o ano, a projeção – que será revisada – é de queda de 8%.
Diego Silva, analista da IDC Brasil, explica que o brasileiro já está no seu segundo smartphone. Por isso, compra menos, mas quando o faz, opta por aparelhos mais caros. “As novidades que possam surgir serão bem-vindas no Brasil”, diz, sobre o celular do Google. Mas, para Ivair Rodrigues, diretor de pesquisa da consultoria paulistana IT Data, a novidade não reverterá a queda nas vendas no Brasil. “Será mais uma opção. Mas a tendência do smartphone está no avanço do software e não do hardware”, afirma. O que pode estar no radar no Google é conseguir suprir os consumidores com novas funções, como câmera, telas, bateria adicional, memória estendida e alto-falantes.
Mas há a expectativa de, no futuro, empresas fornecerem dispositivos capazes de medir a glicemia do sangue, no caso de diabéticos, e até acessórios bizarros como bafômetro e spray de pimenta. “Sabemos que as pessoas poderão criar coisas estranhas. E, de fato, estamos de olho nisso”, diz Blaise Bertrand, diretor de criação e marketing do Google, em entrevista ao site especializado CNET. É preciso conferir se os aplausos da plateia ao novo produto, durante a conferência do Google em São Francisco, animarão os consumidores a comprar o Projeto Ara nas lojas.