A fome com a vontade de comer. Ou melhor, os livros com a vontade de ler. Assim pode ser descrita a aquisição da rede social literária GoodReads, uma das mais promissoras do mercado americano, pela Amazon, no sábado, 30 de março. O valor da transação não foi revelado – as especulações variam de US$ 150 milhões a US$ 1 bilhão –, mas é possível compreender o objetivo da companhia do empresário Jeff Bezos no negócio. Com o controle dessa start-up de São Francisco, na Califórnia, a Amazon se beneficiará de seu sistema de recomendações, baseado nas leituras e opiniões de 16 milhões de usuários. 

 

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Novos recursos: a estratégia da companhia de Jeff Bezos é ampliar

o alcance do seu popular leitor eletrônico Kindle

 

Além do potencial por si só representado por esse universo de consumidores, o que chamou a atenção da Amazon é o link que a GoodReads insere na descrição das obras expostas no site – ele redireciona os usuários para diversas lojas virtuais. Não será surpresa se, a partir de agora, Bezos limitá-lo ao endereço amazon.com. Outro interesse na GoodReads é a intenção de integrar o leitor digital Kindle a uma rede social. O próprio CEO da GoodReads, Otis Chandler, deu pistas nesse sentido. “Estamos levando a GoodReads para o Kindle, o leitor digital mais popular do mundo.” Chandler também disse que a rede social permanecerá como uma organização independente, com sua própria marca e cultura. Resta saber até quando a fome de vender da Amazon vai deixar essa autonomia perdurar.