06/12/2013 - 21:00
O mercado brasileiro de luxo de produtos de cama, mesa e banho – hoje dominado por redes como Trousseau, Le Lis Blanc e Trussardi – acaba de ganhar um concorrente de peso: a italiana Zucchi Home Fashion, uma das grifes de maior prestígio no mercado europeu. A companhia, com faturamento de € 180 milhões no ano passado, estreou no mercado brasileiro no último mês com a abertura de três lojas próprias, duas em São Paulo e outra em Brasília. O plano de negócios prevê a inauguração de outras 15 unidades até 2017, com investimentos de mais de R$ 100 milhões.
Riccardo Carradori, CEO da Zucchi: “A cada ano, nove milhões
de brasileiros tornam-se potenciais clientes nossos”
“A cada ano, nove milhões de brasileiros tornam-se ricos e, por consequência, potenciais clientes de nossos produtos premium”, afirma o CEO da Zucchi, o italiano Riccardo Carradori. Carradori sabe do que está falando. De fato, o mercado têxtil brasileiro tem se tornado cada vez mais atraente para grupos estrangeiros. Segundo o Instituto de Estudos e Marketing Industrial, o setor fatura mais de R$ 12 bilhões por ano. “Como o setor ainda não está maduro no Brasil, vemos muitas oportunidades”, diz Carradori, visivelmente otimista com a primeira investida do Grupo Zucchi na América Latina.
Grife do lar: a companhia mantém 140 lojas na Itália e vende em toda a Europa,
em parcerias com grandes redes de departamento
Parte do interesse pelo País se justifica pelo surgimento de shoppings de luxo nas grandes cidades, que permitem à companhia abrir pontos de venda milimetricamente focados no seu público-alvo. Em São Paulo, além da rua Oscar Freire, onde funciona a flagship store da marca, o outro local escolhido foi o Shopping Pátio Higienópolis. Em Brasília, a Zucchi escolheu o Shopping Park. “A cultura brasileira também ajuda bastante, pois ela não é distante da Itália, já que cerca de 25% da população tem origem italiana”, afirma o CEO. A próxima parada da Zucchi é o Rio de Janeiro, em local a ser escolhido.
Na Itália, o Grupo Zucchi é líder no segmento de roupas para casa, com uma participação de 18% e 140 lojas, além de outras 30 unidades no Exterior. A marca também atua em 300 lojas multimarcas em 40 países, como a tradicional El Corte Inglês, na Espanha, e a Karstast, na Alemanha. Além do mercado brasileiro, a Zucchi está de olho na China. No mês passado, o grupo assinou contrato com a rede varejista do segmento Luolai, líder de mercado chinês, com mais de 3 mil pontos de venda. “Vamos passar de 48 pontos de venda na China para 180 nos próximos cinco anos”, afirma Carradori.