05/11/2021 - 9:50
A Motul, marca francesa de lubrificantes para motores, com receita de US$ 398,2 milhões em 2020, vai expandir seu portfólio para ganhar mercado por aqui. A estratégia, segundo o CEO da empresa no Brasil, Guillaume Pailleret, é se consolidar com uma butique de produtos automotivos, com a chegada de aditivos e de novas linhas de óleos para carros de luxo.
Atualmente, a marca tem menos de 1% do segmento, porcentual que deve dobrar em 2022. “Não queremos volume, queremos atuar no nicho de quem entende de carro”, afirmou Pailleret. “O consumidor brasileiro ainda é refém de montadoras que mandam trocar o óleo com até 10 mil km, mas já temos óleo que suporta até 30 mil km”, disse.
Os desafios são grandes. “As margens estão cada vez mais espremidas. Um contêiner que custava US$ 8 mil há dois anos para vir da França agora custa US$ 30 mil. Mesmo assim, é mais barato produzir lá.”
(Nota publicada na edição 1247 da Revista Dinheiro)