07/11/2012 - 21:00
Biodiversidade
Lucros com a preservação
A biodiversidade não é importante apenas para o equilíbrio do clima do planeta, mas também para a economia de diversos países. Por conta disso, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento pretende incentivar os países-membros a investir mais dinheiro na proteção da biodiversidade. Veja por quê:
Tecnologia
Capacete reciclável
O mercado de equipamentos de segurança está assumindo uma faceta mais verde. É que a americana MSA criou uma linha de capacetes (foto) feitos com plástico derivado de cana de açúcar. Batizado de V-Gard, o equipamento é 100% reciclável e, segundo o fabricante, tem as mesmas propriedades do capacete convencional.
Designer
Teclado orgânico
O frio mundo da informática, em que tudo é medido em bytes, serviu de inspiração para o designer americano Robbie Tilton criar o teclado natural (foto). O equipamento é feito de fibras vegetais (como bambu e coco) e surge como uma opção para quem deseja tornar seu dia a dia mais ecológico. A peça é conceitual e ainda não está definido se será produzida em série.
Resíduos
Arte que vem do lixo
A Lixiki, empresa da designer pernambucana Ana Borba, conseguiu unir sustentabilidade com inserção social. Para produzir bolsas, nécessaires e bijuterias (foto) ela utiliza CDs, garrafas PET e banners publicitários descartados. A coleta é feita por integrantes de 36 comunidades da região metropolitana do Recife. A produção das peças desenhadas por Ana fica a cargo de 40 artesãs.
9,7 milhões
de deficientes auditivos brasileiros começam a ser incluídos também nas redes sociais dos bancos. O Bradesco saiu na frente e colocou um ícone em sua página no Facebook, destinado a esse público. De acordo com Luca Cavancanti, diretor de canais digitais do banco, esse mecanismo mostrará um vídeo com os textos do banco traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais.
Empresas do Bem
Ecologia
Lições verdes
Escolas da rede pública de ensino de Guarulhos (SP) foram escolhidas pela filial da farmacêutica americana Pfizer, comandada por Victor Mezei, para seu Projeto de Educação Ambiental. Uma das atividades teve como mote a construção de uma sociedade sustentável, resultando na produção de folders sobre o impacto do lixo no meio ambiente.
Educação
Parque das letras
Incentivar o gosto pela leitura. Esse é o objetivo do projeto Ler Faz Bem 2012 tocado pela Mann+Hummel, fabricante de autopeças. A iniciativa beneficia os moradores de Indaiatuba (SP). O programa prevê a realização de oficinas (foto) de leitura, além da doação de livros.