13/03/2013 - 21:00
Inovação
Máquina de adubo e gás
Esta é sob medida para os ecologistas radicais. O designer colombiano Mauricio Issa bolou um equipamento capaz de garantir, ao mesmo tempo, reciclagem de lixo doméstico e produção de gás. O eComposter (foto) processa os resíduos orgânicos (restos de alimentos, por exemplo), transformando-os em adubo natural para jardins. O gás metano oriundo do processo de fermentação pode ser usado em fogões, por exemplo. A engenhoca foi concebida para caber em cozinhas compactas.
Reciclagem
Óleo renovado
O óleo comestível e o óleo industrial têm propriedades químicas diferentes, mas quando descartados de forma incorreta são igualmente danosos ao meio ambiente. Para tentar minimizar os riscos associados ao uso indevido, entidades como Abiove, Abinee e Abrafiltros se comprometeram com o governo de São Paulo a instalar mil postos de coleta no Estado, até 2016. Esse material será reinserido na cadeia como biodiesel.
Tecnologia
Água que vem do ar
A busca por fontes alternativas de abastecimento de água está mexendo com a criatividade dos pesquisadores. Em Lima, no Peru, por exemplo, um grupo de técnicos da Universidade de Engenharia e Tecnologia (Utec) criou um outdoor (foto) que produz água potável. O equipamento sequestra as moléculas de H2O presentes na atmosfera. São 100 litros por dia que, depois de purificados, seguem para o reservatório de um bebedouro para ser consumidos.
Habitação
O exemplo chinês
Em um país com cerca de 1,5 bilhão de habitantes, como a China, o espaço urbano vale ouro. Para atender às necessidades de moradia de forma mais ecológica, o governo vem desafiando arquitetos de todo o mundo a propor soluções. Um dos projetos em estudo é a casa WFH (foto), do escritório dinamarquês Arcgency. Ela foi montada a partir do reaproveitamento de três contêineres descartados e do uso intensivo de bambu, um recurso abundante e renovável.
Empresas do Bem
Parceria
Bradesco privilegia deficientes
A parceria entre a Bradesco Seguros, presidida por Marco Antonio Rossi, e a ProDeaf está rendendo frutos para os surdos. Graças ao software criado pela empresa de tecnologia, todo o texto existente no site da empresa de seguros passou a contar com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A versão é feita por um “avatar”.
Energia
Mais luz, menos gastos
O Programa de Eficiência Energética obteve marcas importantes em 2012. Ações como a doação de lâmpadas e eletrodomésticos mais eficientes para pessoas pobres custaram R$ 71 milhões, mas resultaram em uma economia de R$ 928 milhões. De acordo com a Eletrobras, comandada por José da Costa, o valor leva em conta os nove milhões de megawatts que deixaram de ser consumidos no período.