Poucas modelos obtêm tanto sucesso nas passarelas a ponto de transformar o próprio  nome em uma grife de prestígio global. A americana Kathaleen Ireland faz parte desse seleto grupo, que também inclui sua compatriota Cindy Crawford e a brasileira Gisele Bündchen. Kathy, como é mais conhecida, ganhou o mundo nos anos 1980-1990 ao aparecer em 13 edições consecutivas da edição anual de trajes de banho da revista Sports Illustrated. Em três ocasiões ela esteve na capa da publicação. Hoje, Kathy ainda exibe parte das curvas que faziam os marmanjos babar, mas só aparece em público em trajes comportados, condizentes com sua posição de dona e principal executiva da Kathy Ireland Worldwide. 

99.jpg

A Grife Kathy: produtos assinados pela ex-top model americana

geraram receita de US$ 850 milhões em 2011.

 

A empresa, criada em 1989, tem como objetivo oferecer sua imagem como chancela em licenciamento de produtos. O portfólio atual inclui cerca de 15 mil itens, como ventiladores, tapetes de banheiro e imóveis de alto padrão, comercializados em 29 países. Em 2011, eles renderam US$ 850 milhões na ponta do varejo. “Apenas vender meu nome nunca me interessou”, disse ela à revista Forbes, na qual estampa a capa da edição de fevereiro. “Sempre me envolvo em cada projeto.” No mais, o modelo de negócio desenhado pela beldade é semelhante ao das demais empresas de licenciamento. 

 

100.jpg

Garota da capa: o traje ousado ajudou a garantir a fama de Kathy,

que posou 13 vezes para a Sports Illustrated.

 

Da venda de cada produto com seu nome ela embolsa 6%. Com isso, a Kathy Ireland atingiu um valor de mercado estimado em US$ 350 milhões. “Kathy demonstra paixão pelo que faz e é uma pessoa muito inteligente”, diz Irv Blumkin, presidente da Nebraska Furniture Mart, que tem entre os sócios o megainvestidor americano Warren Buffett. Usar o prestígio amealhado ao longo da carreira tem sido a aposta de outras personalidades da tevê e das passarelas. Inclusive no Brasil. A ex-modelo Ana Hickmann também licencia uma infinidade de acessórios de moda, roupas e calçados, cujas vendas atingiram cerca de R$ 400 milhões em 2011. 

 

101.jpg