Uma das maiores plataformas de veículos usados e seminovos do País, atrás da Webmotors e do iCarros, a Mobiauto prepara uma ofensiva para evitar que a desaceleração do mercado de compra de venda de automóveis – causada pela alta dos juros e da inadimplência – contamine seus resultados.

A empresa, que teve 80% de seu capital adquirido pelo Banco Pan no ano passado, vai lançar em 2023 duas ferramentas de vendas: a Mobi Já (um marketplace voltado a concessionárias e lojistas) e a Mobi One (voltado à gestão de concessionárias). A Mobi Já vai funcionar como um hub de leilões de carros usados para profissionais do setor. Os veículos anunciados na plataforma poderão ser arematados no mesmo dia, pela maior proposta.

Segundo o CEO Sant Clair Castro Júnior, o plano de repetir no ano que vem o crescimento de 100% registrado neste ano. “Mesmo com a conjuntura desafiadora na economia, o cenário de calmaria pós-eleição deve motivar os brasileiros a trocar de carro”, afirmou o executivo. “Nossa estratégia é facilitar o processo de compra e venda, evitando que os veículos fiquem por muito tempo nos estacionamentos.”

Desde o começo de 2021, a plataforma multiplicou seus números. O total de clientes passou de 2,8 mil para os atuais 6 mil. As simulações de financiamento saltaram 1.723% e o número de lojas ativas 130%. Mesmo com a perspectiva de manutenção dos juros altos, renda reprimida e bancos mais restritivos na liberação de financiamentos, o horizonte é promissor, na avaliação do CEO da empresa. “O único caminho é o do crescimento.”

(Nota publicada na edição 1303 da Revista Dinheiro)