No ano passado, a  FV  lançou, em parceria com a incorporadora Magik,  o Florida Center, um modelo de minishopping. O primeiro deles funciona no Portal do Morumbi, em São Paulo, e até o final do ano deverão ser abertos mais oito, em cidades como Rio de Janeiro, Campinas e Jundiaí. Essa experiência, agora, está sendo oferecida a grandes incorporadoras, como a Cyrela, PDG e Mitre na organização e administração das lojas de prédios comerciais. “Vamos ajudar na busca do melhor e mais rentável mix nesses edifícios”, diz Milano, cujo grupo faturou R$ 250 milhões em 2010.

 

28.jpg

 

 

Shopping


Aricanduva ainda maior 

 

Considerado o maior da América Latina, o complexo Aricanduva, que faturou R$ 1,3 bilhão em 2010, numa área de 425 mil m2, vai ganhar mais 30 mil m2 a partir deste ano. Os acionistas, entre eles o grupo Savoy e a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, vão investir R$ 30 milhões para ampliar o Autoshopping, onde já funcionam 13 concessionárias de veículos.

 

29.jpg

 


Genética


Faturamento direto dribla burocracia

 

Instalada há cinco meses em São Paulo, a subsidiária da Illumina, fabricante americana de equipamentos de sequenciamento genético, ainda está à espera de uma licença da Anvisa para poder operar a plena carga – a previsão é de que a autorização só saia no segundo semestre.  Enquanto isso, para driblar a burocracia, suas vendas, feitas para clientes como a Embrapa e a Fapesp, são faturadas diretamente pela matriz, em San Diego, na Califórnia. 

 

30.jpg

 

 

Choveu na muralha

 

33.jpg



Indústria


Kraft inaugura fábrica de R$ 100 milhões

 

Marcos Grasso, presidente da Kraft Foods, vai inaugurar a sexta fábrica do grupo no País, no dia 3 de maio. A unidade, localizada em Vitória de Santo Antão, a 50 km do Recife, será a segunda maior da empresa no Brasil, atrás apenas da de Curitiba, onde fica sua sede. A Kraft investiu R$ 100 milhões na unidade, que vai produzir  refrescos em pó e chocolates. No futuro passará a fabricar biscoitos.

 

32.jpg

 

 

Compras coletivas


Só para mulheres

 

Com investimento de R$ 5 milhões, o empresário paulista Augusto Fernandes lançou o Divas, portal de compras coletivas online, exclusivo para mulheres.  Fazem parte do cardápio produtos e serviços, como salões de beleza, spas, roupas e academias. “Dos cadastrados em sites de compras, 60% são do sexo feminino”, diz Fernandes.

 

 

Aeroporto


Pré-sal aquece Cabo Frio

 

Dez anos depois de ser privatizado, o aeroporto de Cabo Frio se prepara para um novo ciclo de crescimento, graças aos investimentos da indústria petrolífera no pré-sal,  no litoral fluminense. A previsão é de que seu faturamento chegue neste ano a R$ 60 milhões, 50% a mais que em 2010, com o transporte de técnicos e funcionários, além de peças e equipamentos para as plataformas de petróleo.   

 

31.jpg

 

 

Curtas

 

A Coca-Cola Brasil pretende ampliar seus domínios fora do mercado de refrigerantes. O alvo da hora seria, segundo se comenta no setor, a paranaense Ouro Fino, terceira maior engarrafadora de água mineral do País e dona de uma fatia de 30% desse mercado na rica região Sul. 

 

A Navita, empresa de soluções em mobilidade, acaba de comprar o passe da Congruus.  O objetivo da aquisição é conquistar a liderança do mercado de gestão de custos para empresas de telecomunicações. No ano passado, a Navita faturou R$ 10 milhões.

 

Com Érica Polo, Rosenildo Ferreira e Sérgio Spagnuolo