Ônibus

 

Os projetos de transporte rápido de ônibus, também conhecidos como BRT, fora do Brasil, devem contribuir para a expansão das vendas externas da gaúcha Marcopolo, do CEO José Rubens de La Rosa. A expectativa é que o crescimento em 2014 chegue a 10% sobre os R$ 500 milhões registrados em 2013. Pelos cálculos iniciais da montadora, o faturamento do ano que vem deve superar a casa dos R$ 3,8 bilhões – desse total, 25% virão das vendas diretas de ônibus produzidos em Caxias do Sul para clientes do Exterior e 40% das operações de suas unidades na Argentina, no Egito e na Índia. Uma das razões para o incremento das exportações é a previsão de uma taxa de câmbio no patamar entre R$ 2,30 e R$ 2,35 em 2014. “É um ano promissor para as vendas no mercado internacional”, afirma Ricardo Portolan, gerente de mercado externo da Marcopolo.

 

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Frase da semana


“Perguntar sempre é mais barato do que espionar”

Eduardo Snowden, ex-espião da CIA, em mensagem de Natal contra a vigilância em massa, transmitida pela TV britânica

 

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Shopping


Área ampliada 

 

O centro de decoração CasaShopping, na Barra da Tijuca, no Rio, inaugura em janeiro sua ampliação, que recebeu investimentos de R$ 150 milhões. O complexo, terá 70 mil m2. Uma das joias do novo espaço é a cobertura, que recebeu o nome de “Onda Carioca”, projeto assinado pelo arquiteto israelense Nir Sivan. 

 

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Concorrência


Copa Segura

 

O Consórcio Brasil Seguro, encabeçado pela carioca Módulo, do CEO Sérgio Thompson-Flores, com a participação da Unisys, Agora Telecom e Comtex, será o responsável pelo fornecimento de soluções de TI, serviços e infraestrutura nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo. Valor do projeto: R$ 244 milhões.

 

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Alimentos


Te cuida, Nespresso

 

O grupo mineiro 3Corações concluiu, na semana passada, o lançamento de sua nova marca para o mercado de cápsulas, a TRES. A nova identidade, desenvolvida pela agência Pande, faz parte da estratégia do grupo de entrar no segmento de café em cápsulas, dominado pelo Nespresso, da Nestlé. Dono de um faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2012, o grupo vai investir R$ 100 milhões na construção de uma fábrica, em Minas Gerais, em 2015. Enquanto não tiver produção própria, a 3Corações vai contar com a parceria da italiana Caffitaly, que fornecerá as cápsulas para o mercado brasileiro.

 

 

 


Inovação


Como a Natura inspirou a Vigor

 

Desde que assumiu a presidência da Vigor, em 2011, Gilberto Xandó vem aplicando uma lição aprendida em seus tempos de diretor de vendas da Natura: aumentar a fatia dos produtos criados há menos de 24 meses, nas receitas da empresa de lácteos da J&F. Há dois anos e meio, o índice era de apenas 1,5% na Vigor. Em 2013 chegou a 19,5%. Neste ano, a Vigor lançou mais de 20 produtos, com o iogurte grego como carro-chefe. Em tempo: na Natura, o índice de inovação terminou setembro em quase 64%.

 

Saúde


Microfranquias de células-tronco

 

O Banco de Cordão Umbilical (BCU), especializado na coleta e armazenamento de células-tronco, está apostando no sistema de franquia para crescer no Brasil. A empresa criou um sistema em que, com investimento de R$ 8 mil, é possível ser dono de franquias da rede em cidades com menos de 500 mil habitantes. O BCU opera no País desde 2009 e faz parte do grupo mexicano BCU World, com escritórios e laboratórios no México, nos Estados Unidos, na Argentina e na Colômbia. Com a nova estratégia, o grupo pretende crescer 35% no próximo ano.

 

 

 

 

Montadoras


Ghosn vistoria fábrica da Nissan

 

O presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, vem ao Brasil visitar a família no Rio de Janeiro e aproveitar para fazer a última inspeção nas obras da fábrica da japonesa Nissan, em Resende (RJ). A visita acontecerá na segunda-feira 6. A unidade, que recebeu R$ 2,5 bilhões de investimentos e deve entrar em operação no segundo trimestre de 2014, já teve a obra civil, construída pela wtorre, concluída. a Nissan vai montar na nova fábrica uma família derivada do hatch March, que hoje é importado do México. 

 

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Aquisições


Tudo ou nada na ALE

 

O empresário Marcelo Alecrim, da rede mineira de postos de combustíveis Ale, tem até fevereiro para aceitar ou não a proposta da petroleira francesa Total, interessada em assumir 100% da companhia. O valor da operação é estimado em R$ 1,2 bilhão. Alecrim, que detém 32% do capital da empresa, tem ambições políticas para 2014. Os sócios de Alecrim na Ale são o grupo mineiro Asamar e o fundo de investimento Darby Overseas Investments. A Total condiciona o negócio à aquisição do controle total da rede. É tudo ou nada.

 

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Investimento social 


Itaú abre a mão

 

Cerca de 7.500 funcionários do banco Itaú contribuíram com R$ 850 mil para os Fundos da Infância e da Adolescência de cidades de todo o País, que serão aplicados na prevenção de violações e na garantia dos direitos daquela faixa da população. Para incentivar o esforço dos empregados, o banco resolveu, então, dobrar a parada, entrando com R$ 1, 7 milhão.

 

 

 

 

Shopping centers


O custo do luxo

 

Pesquisa da Cushman & Wakefield colocou o Shopping Leblon no primeiro lugar no ranking dos endereços mais caros para locação de lojas de luxo no Rio de Janeiro. Ali, o metro quadrado útil está cotado em R$ 380 ao mês, à frente do Rio Sul Shopping, com R$ 350.

 

 

 

 

Eike entrega o controle para credores e fica com 10% da OGX

 

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Concessionária


Fundo dos EUA quer a Cataratas

 

A paranaense Cataratas S.A., responsável pela gestão do Parque Nacional do Iguaçu, está sendo submetida a uma due diligence por um fundo de investimentos americano. A empresa também gerencia o ingresso de visitantes no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e, a partir de 2014, será uma das responsáveis por instalar uma infraestrutura turística no Complexo das Paineiras na Tijuca, que inclui o Cristo Redentor.

 

 

 

 

Cruzeiros


Conforto em alto-mar

 

A MSC Cruzeiros, do empresário italiano Gianluigi Aponte, vai investir € 200 milhões, nos próximos dois anos, em um programa de revitalização dos quatro navios da classe Lirica, em parceria com o estaleiro italiano Fincan­tieri. Os transatlânticos MSC Armonia, MSC Lirica, MSC Sinfonia e MSC Opera ganharão novos espaços de lazer e entretenimento, inovações tecnológicas, lojas ampliadas e passarão a contar com 200 novas cabines cada um.

 

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Colaboraram: Ana Paula Machado, Ana Paula Ribeiro, Carlos Eduardo Valim, Hugo Cilo, Keila Cândido, Luiz Pacete e Márcio Juliboni