Sede de duas finais de Copa do Mundo e dezenas de outras partidas históricas, com presença de craques como Pelé, Garrincha, Eusébio, Beckenbauer, Zico, Maradona e Messi, o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, tem em sua história de 72 anos alguns jogos importantes extracampo. Um deles durou mais de seis décadas. Foi quando, em 2013, a praça esportiva recebeu seu primeiro alvará de funcionamento desde sua fundação em 1950. O documento foi obtido pelo Grupo PLBrasil (a sigla PL vem de paralegal, termo que inclui serviços jurídicos e administrativos).

Esse é um dos muitos cases de sucesso da companhia, que vem expandindo seus negócios de back office. “Nossos clientes deixam a parte burocrática com a gente para focar no seu core business”, disse João Gabriel Ferrari, sócio-gestor da PLBrasil, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios, estrutura operacional, tecnologia da informação e marketing.

A empresa foi criada em 2005 pelo advogado Olavo Lira Barbosa, com profissionais oriundos do escritório Pinheiro Neto Advogados, que passou a ser um dos primeiros clientes da PLBrasil. Presta serviços de certidões, constituição e regularização de licenças e registros de empresas, representação legal, registros de capital estrangeiro no País e de brasileiro no exterior, due diligence, contabilidade e medicina & segurança. E tem investido em tecnologia para ganhar mercado e atender com mais agilidade.

GLADSTONE CAMPOS

“Nossos clientes deixam a parte burocrática com a gente para focar no seu core business” João Gabriel Ferrari sócio-gestor do Grupo PLBrasil.

Em meados do ano passado lançou o Portal Paralegal, em que as empresas podem monitorar seus processos e documentos em tempo real, a partir de um painel de gestão. Segundo Gabriel Ferrari, o trabalho tem se mostrado “bem assertivo”, pois gera recorrência e diversifica a receita, que em 2022 foi de R$ 33 milhões. “Temos feito um investimento robusto nessa plataforma, que está sempre em atualização para atender às demandas que chegam”, afirmou.

OUTROS CASES Nessa trajetória de quase 20 anos, que serão completados em 2025, a PLBrasil coleciona cases importantes, além do icônico alvará do Maracanã. Em 2008, ela foi a responsável pela constituição jurídica da Azul Linhas Aéreas. Em 2010, foi contratada pela petrolífera multinacional de origem britânica Shell para administrar e controlar as centenas de certidões das filiais no Brasil. Posteriormente, em 2012, atuou na assessoria do processo de abertura da joint venture da Shell com a Cosan, que resultou na constituição da Raízen, referência global em bioenergia, com destaque para produção e venda de energia renovável a partir da cana-de-açúcar.

POSTOS A POSTOS PLBrasil foi a responsável por administrar e controlar as centenas de certidões das filiais da Shell no Brasil. (Crédito: Gabriel Cabral)

Foi a partir dessa relação com a Shell que a PLBrasil começou a mudar de patamar, tanto perante ao mercado quando em sua estrutura física. “Começou uma virada de chave muito bacana”, disse Ferrari, ao ressaltar a ampliação do escritório na Rua Boa Vista, no centro da capital paulista — posteriormente abriria uma filial na Avenida Rio Branco, região central do Rio de Janeiro. Na sequência, ainda em 2012, outro grande contrato foi fechado pela PLBrasil. Regularizou os registros da Telefônica, em razão da reorganização societária pela compra da Vivo. Obviamente, não foi apenas mudar o logotipo e começar a operar. “Cuidamos de toda transferência dos 600 CNPJs da Vivo para a Telefônica”, afirmou o executivo sobre o trabalho que durou cerca de três anos para toda a regularização.

Na parte de representação de empresas estrangeiras no Brasil, destaque para Vodafone, operadora móvel multinacional inglesa com sede em Londres, e Boeing, corporação norte-americana de desenvolvimento aeroespacial. Foram 1,7 mil clientes atendidos em 2022 e representação legal de mais de 300 empresas estrangeiras. Para todos eles, soluções jurídicas e administrativas do tamanho de um Maracanã.