Apaulista Schutz-Vasitex, que produz embalagens industriais, está driblando a crise com um sistema inteligente. Por meio dele, a empresa rastreia o produto vendido ao seu cliente para que depois de ser utilizado, possa ser descartado de forma correta. Com esse sistema, a empresa estima uma economia média em torno de 30%, comparado ao processo antigo. Essa redução de custo é repassada ao cliente.

“O que percebemos é que nosso produto era uma commodity, mercado em que a competição é muito acirrada”, afirma Luiz Francisco de Cunha, presidente da Schutz-Vasitex, vencedora do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. “Então decidimos agregar serviço aos nossos clientes, para nos diferenciar no mercado.” Cunha cita como exemplo a Coca-Cola, uma das clientes da Schutz-Vasitex no Brasil, que compra as embalagens industriais plásticas para o transporte do xarope até uma unidade engarrafadora. Cada embalagem possui um código de barras, cujo monitoramento é feito por um software em plataforma Web, em cada ponto do processo.

“Monitoramos quando a embalagem sai cheia, quando foi utilizada, e no momento que precisamos buscá-la para reuso ou reciclagem do aço e do polietileno”, diz Cunha. “Assim, o cliente se preocupa somente com o seu negócio e não mais com resíduos ambientais, estocagem.” A Schutz-Vasitex tem 160 funcionários e duas fábricas em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Sua carteira de clientes conta com 240 empresas, entre elas a fabricante de cosméticos Avon, a de produtos de higiene Johnson&Johnson, a de bens de consumo Unilever , entre outros.

—–

Confira as demais matérias do Especial As Melhores do Middle Market 2015

Confira também o ranking das 500 melhores empresas