Senado

 

A entrada do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) como líder do governo no Senado abriu um questionamento mais aberto da atuação do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Ele é criticado pelos senadores por decidir sozinho, sem ouvir seus pares. O líder do PT, Walter Pinheiro, propôs reuniões semanais para decidir as votações, como acontece na Câmara. 

 

57.jpg

 

 


Regime automotivo


Só a partir de abril

 

Ficou para abril o anúncio sobre o novo regime automotivo, que valerá a partir de 2013 e que está nas mãos do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Montadoras que importam veículos pagando IPI adicional de 30% e pretendem investir no Brasil almejam que o dinheiro arrecadado com a alíquota adicional seja devolvido quando a produção local começar. O governo também acenou com a possibilidade de cumprimento da exigência de conteúdo nacional de 65% em três anos, começando com 45%.

 

58.jpg

 

 


Exportações


Superávit de soja

 

O governo celebrou o saldo de US$ 423 milhões na balança comercial no primeiro bimestre. Mas, sob lupa, os números mostram que o saldo estaria no vermelho não fosse a exportação de soja. O Brasil embarcou US$ 1,2 bilhão do grão, quase seis vezes mais que no início de 2011. Mais da metade desse volume foi enviada à China.

 

59.jpg

 

 

 

Comércio exterior


Fidelidade à China

 

Apesar das reclamações, o governo não pensa em adotar medidas mais duras para barrar as importações de eletrônicos da China – mesmo com os inúmeros pedidos de salvaguarda contra o país na Organização Mundial do Comércio. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já passou o recado aos empresários do setor: enquanto os chineses forem nosso principal parceiro comercial, nada será feito.

 

 


Gestão pública


Agências no vácuo

 

A ANTT, que regula os transportes terrestres, não é o único órgão regulador com problemas. A Antaq, reguladora dos portos, espera um novo presidente desde fevereiro. E a Anvisa aguarda desde março de 2010 um nome para a diretoria deixada pelo atual governador do DF, Agnelo Queiroz. 

 

60.jpg

 

 

 

Eleições


Mordido de ciúme

 

Entre as fontes de insatisfação do PMDB com o governo, um dos pontos mais sensíveis é o empenho do Palácio do Planalto na campanha de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo, em vez de apoiar o deputado Gabriel Chalita. Mas ele só interessa ao PT se entrar na chapa como vice.

 

61.jpg

 

 

 

Notas

 

Antes mesmo da divulgação oficial da redução dos spreads nas taxas de juros cobradas pela Caixa e Banco do Brasil, o governo já está conseguindo mexer com o mercado. Bancos privados estão avisando aos clientes que a primeira tesourada deve ocorrer nas taxas do cheque especial.

 

 

Sobram vagas e faltam alunos qualificados para estudar na França, patrocinados pelo  programa Ciência Sem Fronteiras. O governo francês ofereceu duas mil vagas nas universidades do país e recebeu quatro mil inscrições. Mas só 800 estudantes brasileiros conseguiram passar nos testes, que incluem 

fluência na língua.

 

 

 

Colaboraram: Cristiano Zaia e Guilherme Queiroz