Programas de fidelidade costumam ser parecidos entre si. Geram milhas para trocar por passagens aéreas, cashback para comprar produtos em empresas parceiras e, em alguns casos, abrem as portas para experiências exclusivas, que só podem ser acessadas por quem faz parte de um grupo VIP. Mas como fazer isso quando o número de associados supera 169 milhões, como é o caso do Marriott Bonvoy? Maior do mundo em sua categoria, ele oferece recompensas para hóspedes de qualquer dos mais de 8 mil hotéis das 30 marcas do grupo. “No Brasil, onde o Marriott Bonvoy tem cerca de 1 milhão de membros, você pode ganhar pontos no Sheraton, JW Marriott, Renaissance, Courtyard e outras marcas que fazem parte da rede”, disse à DINHEIRO o vice-presidente de Loyalty e Partnerships para Caribe e América Latina, Carlos Olguin. Para que todos tenham benefícios proporcionais ao que gastam na rede, a solução foi segmentar os membros em categorias. Elas vão de Sócio, a mais básica, até Ambassador Elite, a top.

CINCO ESTRELAS O luxuoso lobby do JW Marriott São Paulo, onde fica o bar Caju (acima) e a sala de estar de uma das suítes. Quem se hospeda já acumula pontos. (Crédito:Divulgação)

IATE DA MERCEDES Quem acumula pontos suficientes para obter o status máximo pode resgatar até 100 diárias por ano e mais US$ 20 mil em benefícios. Além disso, há uma lista de experiências Marriott Bonvoy Moments. Os pontos podem ser revertidos em ingressos para um lounge privativo em uma corrida da Fórmula 1, com direito a um passeio pelos boxes antes da prova, como ocorreu recentemente no GP de São Paulo. Ou um camarote VIP em um jogo da NFL, a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Mas talvez a principal diferença seja a chance de poder dar lances em eventos para um número seleto de convidados. Foi assim na etapa deste ano da Fórmula 1 em Mônaco. Patrocinadora da equipe Mercedes-AMG Petronas, a Marriott ofereceu a alguns de seus membros a oportunidade de assistir ao GP a bordo do iate privativo da equipe de Lewis Hamilton e George Russell. “É nosso objetivo oferecer benefícios que você não pode encontrar em outros programas de viagem”, disse Olguin.

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“É nosso objetivo oferecer benefícios que você não pode encontrar em outros programas de viagem” Carlos Olguin VP da Marriott para Caribe e América Latina.

Entre as opções disponíveis na plataforma atualmente, além dos eventos da F1 e NFL, estão shows e jantares com chefs renomados em alguns dos restaurantes da rede. No Brasil, o hotel mais sofisticado do grupo é o JW Marriott São Paulo, inaugurado em maio deste ano no mesmo prédio que já pertenceu ao Four Seasons, fechado logo no início da pandemia de Covid-19. Fica no Parque da Cidade, um conjunto de edifícios de escritórios com shopping center na Chácara Santo Antônio, bairro da Zona Sul que está se expandindo rapidamente após a construção de novas avenidas e pontes que cruzam o Rio Pinheiros. Com a bandeira JW Marriott, o hotel cinco estrelas tem conseguido atingir 100% de ocupação em algumas datas, como nos dias do GP de Fórmula 1. Entre seus atrativos estão o bar Caju, que fica no lobby, e o restaurante italiano Neto. Para quem quer começar a acumular seus pontos na rede, é um ótimo ponto de partida.