21/06/2013 - 18:00
Indústria
Móveis ecológicos
A Todeschini, com sede em Bento Gonçalves (RS), encontrou uma forma de agregar valor à sua produção de móveis modulados, especialmente para cozinhas (foto). Está fazendo isso com a utilização de matérias-primas mais sustentáveis em algumas linhas. Entre as mudanças estão: uso de fibras obtidas a partir de resina extraída de garrafas PET descartadas, utilização de madeira certificada oriunda de áreas de reflorestamento, além de colas livres de compostos nocivos à saúde. Essa linha é resultado de dois anos de pesquisas.
Arquitetura
McDonald’s futurista
A rede de fast-food McDonald’s nunca foi conhecida pelo capricho arquitetônico de suas lanchonetes. Isso, no entanto, deve mudar. A empresa americana inaugurou recentemente, em Batumi, cidade da Geórgia, uma das antigas repúblicas soviéticas, uma loja com desenho futurista (foto). A unidade possui paredes de vidro e, em seu interior, o destaque fica por conta do belo jardim. O projeto é do arquiteto local Giorgi Khmaladze e contempla ainda um posto de combustível.
Fitoterápicos
Saúde no quintal
Abundante em biodiversidade, o Brasil até hoje pouco utilizou de forma organizada e constante sua rica flora como um ativo na área da saúde. Mas isso começa a mudar. Um programa do Ministério da Saúde pretende ampliar o uso de compostos fitoterápicos na cesta de medicamentos disponíveis na rede pública. Para viabilizar a atuação de empresas nacionais, o ministério dispõe de R$ 12 milhões para aplicar no setor neste ano.
Tecnologia
Combustível marinho
Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta pela água. De olho nesse abundante recurso, cientistas da Universidade de Wollongong, na Austrália, criaram um sistema para a produção de hidrogênio combustível a partir da água salgada. A pesquisa do professor Jun Chen tem como base uma clorofila artificial adicionada a uma película plástica que funciona como catalisadora do processo de separação do hidrogênio. A energia pode ser usada em motores de veículos.
Empresas do Bem
Social
Volkswagen acelera
A Fundação Volkswagen, braço social da subsidiária brasileira da montadora alemã, comandada por Thomas Schmall, conseguiu um feito neste ano. Nada menos que 550 entidades se inscreveram no programa Volkswagen na Comunidade, que vai distribuir R$ 400 mil para ONGs indicadas pelos funcionários. Além dos recursos, os gestores das entidades vencedoras terão direito a participar de um curso de gestão.
Tecnologia
Privacidade na rede
Pensando na privacidade dos internautas, o portal Terra instalou nos computadores de telecentros do bairro de Paraisópolis, em São Paulo, uma película que deixa a tela branca. Para enxergar, é necessário usar óculos especiais (foto). Com isso, a empresa espera ampliar a gama de serviços acessados no local.