04/07/2012 - 21:00
Com o advento dos carros híbridos, movidos à bateria e a combustível fóssil, muitos analistas começaram a fazer prognósticos sombrios sobre o futuro dos veículos puramente elétricos. Na semana passada, a Tesla, montadora californiana, fabricante do primeiro superesportivo de luxo totalmente elétrico, mostrou que quer dar um final diferente para essa história. Sua mais nova aposta é o Modelo S (foto) que chega para disputar o segmento de sedãs de luxo voltados para os momentos de lazer da família. Entenda como o modelo pode ajudar a deslanchar o mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos:
Ecologia
“Marvada” carne
Dois estudos divulgados em junho apontam a pecuária como a principal vilã da sustentabilidade do planeta. Para o pesquisador Tom Powell, da Universidade Exeter, na Inglaterra, a única forma de evitar uma eventual escassez de alimentos é a redução, na dieta global, do número de refeições à base de carne. Com menos áreas ocupadas por pastagens, sobraria mais espaço para o cultivo de grãos. Já o brasileiro Roberto Schaeffer, que integra o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas( IPCC), diz que o desmatamento produzido pela pecuária na Amazônia encabeça a lista dos vilões de emissões de dióxido de carbono do País.
Empresas do Bem
Educação
Pará cai na rede
A subsidiária da sueca Ericsson, presidida por Sergio Quiroga, se uniu à brasileira Vivo para ajudar na melhora da qualidade do ensino de jovens do interior do Pará. Por meio do projeto Connect to Learn, as empresas pretendem instalar sistemas de internet banda larga e de computação em nuvem em escolas dos municípios de Suruacá e Belterra. Com isso, os alunos e os professores poderão navegar na internet e participar de cursos online.
Cultura
Biblioteca da Volkswagen
Estudantes de escolas públicas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná estão no roteiro da edição 2012 do programa Entre na Roda, da Volkswagen. O projeto consiste na doação de exemplares de clássicos da literatura, além de livros infantis e de atividades pedagógicas (foto). Algumas obras são em braile, sistema de leitura usada por deficientes visuais.
Moda
Sandálias ecológicas
O setor calçadista brasileiro segue apostando em materiais ecológicos e de baixo custo. Que o diga a Amazonas Sandals, de Franca (SP), que acaba de colocar no mercado uma linha de sandálias (foto) biodegradáveis. O fabricante garante que o produto se incorpora ao solo em um período de cinco anos após ser descartado.
Reciclagem
Na teia do desperdício
As confecções de São Paulo decidiram declarar guerra ao desperdício. Para isso, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil se aliou ao Senai para organizar uma rede de coleta e reciclagem de retalhos. O descarte inadequado de sobras de tecidos pressiona os lixões e causa efeitos negativos até na balança comercial. Acompanhe:
Reciclagem 2
Tecnologia nacional
A troca de televisores de tubo por modelos de plasma e LCD criou um efeito indesejável para a natureza. O que fazer com as velhas tevês? Uma das respostas está sendo dada pela Associação Metarreciclagem, criadora da Máquina Descontaminadora de Tubos de Imagem (foto). A engenhoca foi desenvolvida graças à parceria com a Eletrosul Centrais Elétricas de Santa Catarina. Com o equipamento é possível separar os elementos com valor econômico, como chumbo e cobre, e anular materiais nocivos à saúde como o pó de fósforo.