O dia 21 de março, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1966, em memória do massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul em 1960. Naquele dia, manifestantes pacíficos foram baleados e mortos pela polícia enquanto protestavam contra as leis do apartheid que estavam em voga no país.

Um aspecto importante da luta contra a discriminação racial é reconhecer as maneiras pelas quais o racismo e a discriminação continuam a impactar a sociedade, incluindo reconhecer as formas pelas quais o racismo opera em áreas como educação, moradia e emprego.

Também é importante reconhecer como os indivíduos podem perpetuar o racismo, intencionalmente ou não. Isso pode envolver examinar os próprios preconceitos e tomar medidas para desafiá-los e mudá-los, bem como denunciar o racismo quando ele ocorre na vida pessoal ou profissional.

A luta contra a discriminação racial é um esforço coletivo. O dia 21 de março deve ser encarado como mais um marco que nos remete a manter a luta contínua pela justiça racial.

(Nota publicada na edição 1317 da Revista Dinheiro)