Na contagem regressiva para o segundo turno das eleições o cenário não poderia estar mais embolado. A pesquisa do Datafolha do dia 19 trouxe um cenário apertado. O petista lidera a corrida com 52% dos votos válidos, enquanto o atual presidente fica com 48%. No limite da margem de erro, o resultado é muito similar ao verificado na última pesquisa, do dia 12, e já seria esperado pela campanha do petista, mas é um gás para os bolsonaristas, que esperavam um impacto maior da fala sobre as meninas venezuelanas no resultado da pesquisa. Do lado do PT, a ordem é expor as contradições do atual presidente. Por meio de uma grande força nas redes sociais e uma carta aberta aos evangélicos, Lula quer furar a própria bolha. Os eleitores do Sudeste e Sul entram na rota da campanha do petista, enquanto Bolsonaro deve arriscar alguma passagem pelo Norte e Nordeste, além de fortalecer o discurso dos costumes, em direcionamento aos seus evangélicos nessas regiões. Uma semana quente e de muitos fatos novos. Caldo pronto para questionar os resultados.

TSE
Alexandre de Moraes versus Redes Sociais

Fátima Meira

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, recebeu na quarta-feira (19) representantes das principais plataformas de redes sociais. No encontro, ele disse que a atuação das plataformas foi razoavelmente boa no primeiro turno, mas que neste segundo turno a situação da desinformação está um desastre. Ele reclamou o tempo que as plataformas levam para remover um conteúdo e pressionou para que plataformas como Youtube, TikTok e Kwai não levem mais que quatro a cinco horas para remover vídeos após denúncias do tribunal.

R$ 4,1 bilhões foi o valor de uma pirâmide financeira desvendada pela Polícia Federal na quarta-feira (19). A operação La Casa de Papel, que ocorria no Brasil, atingiu mais de 80 países e envolve mais de 1,3 milhão de vítimas. As acusações são de fraude no sistema financeiro nacional, evasão de divisas, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, usurpação de bens públicos, crime ambiental e estelionato

MEIO DE PAGAMENTO
Vai de PIX

Istock

Não havia dúvidas que o Pix dominaria as formas de pagamento, mas ninguém imaginava que seria tão rápido. Segundo o Sebrae, a ferramenta digital é a principal forma de recebimento para 42% dos empreendedores e está à frente de outras modalidades, como dinheiro e cartões de crédito e débito. A pesquisa contempla agosto e setembro e revela que o melhor desempenho foi entre os pequenos negócios: 51% deles afirmam que esse é principal meio de pagamento em suas vendas. Entre as micro e pequenas empresas, o PIX é o principal meio para 28% dos entrevistados, quantidade bem próxima à do cartão de crédito, que corresponde a 30%.

SUPER-RICOS
O dinheiro é meu e ninguém tasca

Um levantamento mundial da UBS trouxe à tona uma informação que todo mundo imagina, mas ninguém provou. Os ricaços não querem distribuir renda. Nem com os próprios herdeiros. A pesquisa reuniu 4,5 mil super-ricos (no Brasil e no mundo). No mundo, metade dos super-ricos não conta para os herdeiros quanto dinheiro têm ou onde está, cifra que cai levemente, para 46%, entre os brasileiros. Por outro lado, temos a maior taxa dos que assumem que a divisão dos recursos pode não ser justa entre os herdeiros: 82% concordam com essa afirmação. No mundo a cifra média é de 66%.

ZONA DO EURO
Inflação na Europa bate 10% em um ano

Istock

A inflação ao consumidor da zona do euro em setembro ficou em 1,2% em setembro, segundo a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. Na análise, órgão informa que os preços ao consumidor nos 19 países que compartilham o euro avançaram 9,9% na comparação anual, revisando para baixo sua estimativa anterior de uma leitura anual de 10%. O resultado, apesar de levemente melhor do que o previsto por outras entidades, ainda é uma preocupação e deve continuar no radar em 2023, garante a Eurostat (ver quadro na página à esquerda).

INTERNACIONAL
Putin decreta Lei Marcial
Ramil SITDIKOV / SPUTNIK / AFP
Com a guerra na Ucrânia batendo oito meses, a Rússia sentiu, pela primeira vez, o conflito se aproximar de seu território.  O país todo, inclusive a capital, Moscou, foi colocado sob algum grau de alerta. Oito regiões vizinhas ao país atacado estão em um modo de mobilização civil, e as quatro áreas anexadas do país vizinho, sob Lei Marcial. A decisão foi anunciada na quarta (19) pelo presidente Vladimir Putin após uma reunião com seu Conselho de Segurança. No mundo, a medida é uma admissão tácita de que a situação está saindo do controle, a primeira do tipo no conflito. O russo não descarta a decisão de agregar novas regiões ucranianas ainda este ano.