16/10/2015 - 20:00
H á quatro anos, a grife californiana Patagonia publicou um anúncio inusitado, em plena Black Friday, dia que dá início à temporada de compras de fim de ano nos Estados Unidos. Ele pedia às pessoas que não comprassem sua jaqueta. A jogada de marketing era, na verdade, uma afirmação dos valores da empresa, fundada pelo alpinista e ambientalista americano Yvon Chouinard. Na peça publicitária, o empresário convidava seus clientes a pensarem um pouco mais em como o consumismo desenfreado prejudica a todos. Os produtos da Patagonia são feitos para durar muito tempo. A ideia é que as pessoas comprem a jaqueta uma única vez. A estratégia, apesar de ir contra o senso comum do mundo dos negócios, está funcionando. Chouinard deu início à companhia vendendo equipamentos para alpinismo, fabricados na garagem dos seus pais, no porta-malas do seu carro. Atualmente, a Patagonia fatura mais de meio bilhão de dólares.
Essa trajetória de sucesso de um dos empreendedores mais influentes da atualidade é contada no livro “Lições de Um Empresário Rebelde”, que será lançado na segunda-feira 19, pela Editora Rocky Mountain. Trata-se da versão traduzida do já consagrado “Let My People Go Surfing”, no qual Chouinard sinaliza os perigos e tentações do mundo dos negócios e aponta caminhos virtuosos para empresários, amantes da natureza e aqueles que buscam uma vida em harmonia consigo mesmos e com o planeta. Chouinard é uma das principais referências mundiais no conceito que ficou conhecido como “capitalismo consciente”. Ele prega o equilíbrio entre processos sustentáveis, retorno socioeconômico, qualidade de vida e, obviamente, o lucro, a base de qualquer sistema capitalista.
O livro chega ao Brasil reverenciado por nomes como os dos empresários Guilherme Leal, fundador da Natura, e Pedro Paulo Diniz, da Fazenda da Toca, especializada em agricultura orgânica. “Ao ler o livro, me senti amparado, guiado”, afirma Caco Alzugaray, publisher da Rocky Mountain. “Encontrei alguém para iluminar meu caminho.” O lançamento também marca a chegada do selo Rocky Mountain Livros ao mercado, divisão literária da editora, especializada em vida ao ar livre e responsável pelas revistas Go Outside, Bicycling, Runner’s World e Hardcore.