05/06/2015 - 20:00
Em apenas um ano, a subsidiária brasileira da L’Oréal conseguiu superar a meta proposta pela matriz francesa para atenuar o impacto de emissões de gás carbônico em suas unidades. O grupo definiu como objetivo reduzir pela metade o consumo de água, a geração de lixo e o nível de emissões, até 2020. O Brasil foi destaque entre os 130 países nos quais a companhia tem negócios, ao conseguir uma diminuição de 60% para a meta de carbono, no ano passado.
Segundo a diretora de marketing da divisão de produtos profissionais, Maya Colombani, o Brasil tem mais margem para novas oportunidades, inovação e estímulo às economias locais por causa de sua biodiversidade – há cerca de 50 mil plantas disponíveis e quase um terço das espécies vegetais do mundo. “O Brasil é estratégico para a empresa e os impactos alcançados aqui são referências mundiais”, afirma Maya.
Exemplo disso é o babaçu, cuja semente é usada na fabricação de xampu. A colheita é feita em parceria com uma cooperativa que emprega mulheres, na região do Lago do Junco, no Maranhão. De acordo com a diretora de marketing, a meta da L’Oréal é aumentar o volume de compra dessas matérias-primas para estimular os ganhos e a qualidade de vida das comunidades envolvidas no fornecimento, alimentando a economia sustentável.
“Investimos na infraestrutura do local e em vacinas, para que as populações possam ter mais estrutura e uma qualidade de vida melhor”, diz Maya. A estratégia mundial da companhia envolve quatro tópicos considerados essenciais: inovar, produzir, viver e desenvolver de maneira sustentável. Os resultados já apareceram: 67% dos produtos ecologicamente alterados, que são elaborados com menor consumo de água e com matérias-primas renováveis, reduziram suas emissões pela metade.
Confira as demais empresas do bem:
• Unilever
• Tramontina
• Toyota
• Tetra Pak
• Ecorodovias
• Kimbely-Clark
• Prumo Logística
• Petrobras
• Cedro
—–
Confira também as demais categorias:
• Educação: Um desafio de todos nós
• Saúde: Avanço animador
• Ativismo: Muito além do lucro
• Tecnologia: O conhecimento a serviço das boas causas