02/09/2011 - 21:00
BID
Com US$ 10 bilhões para investir em obras nas 12 cidades-sede da Copa de 2014, como a construção do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) organiza com o Ministério do Esporte, em Manaus, no fim deste mês, um seminário sobre sustentabilidade e legado. Os empréstimos têm financiado projetos para melhorar a infraestrutura de transportes e as condições de vida nessas cidades. Em Manaus, o dinheiro bancará um programa para recuperação de igarapés.
Vinho
Sem fronteiras
Com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), fabricantes nacionais de vinho deram o primeiro passo para entrar no mercado da Irlanda. A partir desta semana, cinco mil garrafas das marcas Miolo e Casa Valduga serão vendidas nas lojas Superquinn, principal rede varejista de luxo irlandesa.
Prisões
Mais dinheiro
A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta semana um programa, com investimento de R$ 1 bilhão, para melhorar os presídios. Ela recebe muitas cartas de detentos que, além de redução da pena, pedem melhorias no sistema carcerário brasileiro.
Ipea
Clima ruim
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que nos últimos anos buscou fazer pesquisas endossando programas do governo, estão receosos de dar opinião sobre assuntos em que são especializados, com medo de represálias. Quando foi criado, em 1964, o Ipea tinha a função de fazer estudos estratégicos de longo prazo para “pensar o futuro”.
Trens
Incentivo desejado
A indústria ferroviária está tentando ser incluída entre os setores beneficiados pela política de preferência nacional nas compras governamentais. O pleito já foi levado ao ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento. Segundo Vicente Abate, presidente da Abifer, associação que representa o setor, isso pode aumentar em 50% a venda de trens para metrôs, sobretudo o do Rio de Janeiro, que importa equipamentos da China.
Cena do Planalto
Protesto
Com a presença da musa chilena Camila Vallejo, estudantes fizeram protestos, em Brasília, na quarta-feira 31. Em dia de forte calor, os jovens aproveitaram os espelhos d’água do BC e do Congresso para se refrescar. A direção da União Nacional dos Estudantes foi recebida por Dilma Rousseff e apresentou uma lista de 43 reivindicações, como a destinação de 10% do PIB e de 50% dos recursos do pré-sal à educação.
Notas
Desde 2002, quando as duas taxas se igualaram em 12,5%, a taxa de desemprego não ficava menor do que a inflação. Isso acontecerá neste ano, se os índices se mantiverem como estão. Em julho, o desemprego caiu para 6%, enquanto o IPCA em 15 de agosto subiu para 7,1%.
O projeto de lei orçamentária de 2012 traz um cenário bem diferente do desejado pelo governo quando anunciou o aumento do superávit. O projeto fala em crescimento de 5%, com juros de 12,45% (iguais aos de hoje) e inflação de 4,8%, ainda acima da meta.
Colaboraram Cristiano Zaia e Gulherme Queiroz