05/04/2013 - 21:00
Abertura de capital
A Invepar, líder do consórcio vencedor do leilão para administrar o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, vai realizar uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) no último trimestre deste ano. Segundo o CEO Gustavo Rocha, a ideia é captar ao redor de R$ 1 bilhão na Bovespa. Esse dinheiro reforçará o caixa da empresa, controlada pela construtora baiana OAS e pelos fundos de pensão Previ, Petros e Funcef, que prevê investimentos de R$ 10 bilhões até 2018, dos quais R$ 3 bilhões serão aplicados em Cumbica. O restante será destinado a obras em outros setores, como o rodoviário e de transportes urbanos. Para Rocha, a ênfase do governo nos investimentos em infraestrutura está na direção certa. “Há três anos, tínhamos sete ou oito projetos para disputar”, afirma. “Hoje, temos mais de 40.”
Frase da semana
“A doméstica virou manicure E toma banho com Dove. A proposta desses ‘gênios’ é fazer com que ela volte a usar sabão de coco”
Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, criticando os economistas que defendem o aumento de juros e uma freada na economia
Mídia Digital
Cameron em Londres
O diretor de cinema James Cameron e a estilista Vivienne Westwood serão as estrelas do iEX 2013, evento promovido em Londres, no fim de maio, pela britânica SapientNitro, quarta maior agência digital do mundo. Em pauta, o debate sobre o “storyscaping”, uma nova forma de comunicação e engajamento das marcas com seus consumidores. Entre os 200 convidados estará o empresário Marcelo Trípoli, que no começo deste ano vendeu o controle da agência iThink, transformada no braço da SapientNitro, no Brasil.
Automobilística
Devagar e sempre
Ultrapassada pela Hyundai e pela Toyota na venda de carros no primeiro trimestre, a Honda, de Masahiro Takedagawa, vai reagir. Mas, ao estilo japonês: sem pressa, ela prepara um plano que prevê uma nova fábrica no País até 2020. A meta é deter 5% do mercado e produção de 300 mil carros, o dobro da atual. Hoje, a montadora é dona de uma fatia de 3%.
Energia
Cacique preocupado
A Fundação Cacique Cobra Coral informa: a despeito de seus esforços e devido à falta de contrapartidas do governo, as chuvas de verão não foram suficientes para encher os reservatórios das usinas hidroelétricas brasileiras. Segundo a entidade, março terminou com reservatórios na casa dos 52% no sistema Sudeste/Centro-Oeste e 42% no Nordeste, níveis bem inferiores aos registrados no mesmo período, no ano passado (78% no centro do País e 82% nas bacias nordestinas). Em outras palavras: os preços da energia continuarão elevados.
Bancos
Semana decisiva para o BVA
Está marcada para a sexta-feira 12 uma reunião de representantes do grupo Caoa com os fundos de pensão para uma última tentativa de acordo para o BVA. Se malograr, o processo estará encerrado definitivamente, pois o BC tem o prazo improrrogável de 18 de abril para liquidar o banco.
Indústria
Chineses investem em fibra de vidro
A fabricante chinesa de fibras de vidro Chongqing Polycomp (CPIC) investiu R$ 60 milhões na ampliação de sua fábrica em Capivari (SP), que terá capacidade para 65 mil toneladas, um volume correspondente a 40% da produção total do insumo na América Latina. Com isso, o faturamento da companhia no País deverá saltar dos atuais US$ 50 milhões para US$ 90 milhões em 2014. A CPIC é a líder mundial nesse ramo de atividade, com uma produção de 550 mil toneladas e receita de US$ 1,14 bilhão.
Emprego
Vox capital aposta em franquia
O fundo Vox Capital, do empresário Antônio Ermírio de Moraes Neto, herdeiro da Votorantim, fez um aporte estimado entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões na rede de franquias Balcão do Emprego, que conta com sete unidades. A meta é inaugurar 30 novas franquias neste ano.
Marketing
Ingressos na rede
A Liberty Seguros, seguradora oficial da Copa do Mundo de 2014, encerrará na sexta-feira 19 uma ação de marketing no Facebook, com a premiação de 300 ingressos para a Copa das Confederações. Garante lugar na arquibancada quem ganhar o jogo “O Gênio da Bola”.
Transparência
Se a moda pega…
O site americano We The People, pelo qual os eleitores podem propor leis e votar em petições, teve um ideia inspirada para melhorar o nível de transparência dos financiamentos eleitorais: fazer com que, no melhor figurino dos pilotos da F-1, os deputados e senadores dos Estados Unidos estampem em suas roupas o logotipo das empresas e entidades que patrocinam suas campanhas. Se conseguir atingir a marca de 100 mil apoios, a iniciativa deve ser considerada pelo governo.
Eike pede a Dilma apoio para suas empresas
Patrocínio
Tacada longa
O HSBC vai aproveitar a retomada do golfe como esporte olímpico para apoiar atletas que possam representar o Brasil na Olimpíada de 2016. “Somos os maiores patrocinadores de golfe do mundo”, diz Sebastian Arcuri, diretor-executivo do Banco de Varejo e Gestão de Patrimônio do HSBC. O banco investe cerca de US$ 200 milhões por ano em patrocínios. No Brasil, serão organizados 11 eventos neste ano, para os quais serão convidados clientes do HSBC.
Start-ups
De Ribeirão para o Vale do Silício
A start-up iClinic, dos empreendedores Felipe Lourenço, Renato Garcia Pedigoni e Rafael Bouchabki Martins, de Ribeirão Preto, no interior paulista, foi a única brasileira selecionada, entre 400 empresas de vários países, para receber investimentos de uma das maiores aceleradoras do mundo, a holandesa Rockstart Acelerator. Ciceroneada pelos investidores, a iClinic será levada à Holanda e ao Vale do Silício, nos EUA, para apresentar um sistema que pode melhorar o atendimento entre médicos e pacientes. O programa possibilita controlar agendamentos e enviar lembretes de consultas aos pacientes via e-mail e SMS. A meta do iClinic é chegar a cinco mil usuários e R$ 3 milhões de faturamento até o fim de 2013.
Publicidade
Agência estilosa
A agência de publicidade Amo chega ao mercado com desenvolvimento de marca e identidade visual assinados por Oskar Metsavaht, o fundador da empresa de moda Osklen. A nova agência tem como fundadores Bruno Dreux e Marcio Ismail, que foram sócios da Publicidade Interativa. A Amo surge com uma cartela de clientes com nomes como a Ceras Johnson, a Bio Energias e a própria Osklen.
Colaboraram: Carla Jimenez, Hugo Cilo, Keila Candido, Rafael Freire e Ralphe Manzoni Jr.