19/07/2013 - 21:00
Lixo
Olho digital contra porcalhões
Quem mora nas grandes cidades já deve ter se deparado com maus cidadãos descartando lixo em áreas públicas. Para tentar coibir essa prática e enquadrar os porcalhões, a paulistana Wise Waste desenvolveu um aplicativo para iPhone e iPad, que roda o sistema iOS e permite denunciar casos do tipo. Para isso basta fotografar o entulho e descrever sua composição e localização e depois enviar a imagem para a Wise Waste, que processa os dados e os envia aos órgãos de fiscalização da prefeitura local.
Reciclagem
Robô para toda obra
Com o auxílio da tecnologia e do design, o estudante sueco de engenharia Omer Haciomeroglu espera tornar mais simples a tarefa de reciclar entulhos de obra. Para isso, ele desenvolveu o robô ERO (foto), que faz o trabalho pesado de quebrar paredes de concreto, sem causar sujeira. Funciona assim: as ventosas da máquina são acopladas à parede e, graças a mecanismos de alta pressão, sugam, literalmente, o reboco, deixando apenas as ferragens. Uma série de mangueiras envia a mistura de cimento, areia e pedra para sacos, onde fica armazenada até seu posterior reaproveitamento.
Vida marinha
O salmão da discórdia
Apontadas por especialistas como alternativa à conservação de peixes e crustáceos, as fazendas marinhas nem sempre são bem-vistas. Que o diga a ONG americana Oceana, que lançou um alerta sobre a criação de salmão (foto) em áreas litorâneas. Isso porque, para engordar um quilo, o salmão precisa consumir cinco quilos de outros peixes. Além disso, o uso de rações pode prejudicar a qualidade da água.
Tecnologia
Árvore de pulso
A fotossíntese, mecanismo pelo qual as plantas sequestram o gás carbônico e liberam oxigênio, é uma das mais importantes atribuições de árvores e plantas. Mas no que depender do designer russo Alexandr Kostin, outros seres vivos poderão atuar da mesma forma. Desde que comprem um exemplar da Hand Tree, pulseira criada por ele e apontada como capaz de filtrar o ar. O dispositivo realiza a tarefa por meio de um filtro que “sequestra” as substâncias nocivas presentes na atmosfera. O projeto está sendo analisado pela sueca Electrolux.
Empresas do Bem
Meio ambiente
Água que vale
A água, um dos insumos mais importantes para a atividade econômica, está cada vez mais se tornando um ativo precioso no portfólio de empresas como a Vale, mineradora presidida por Murilo Ferreira. Levantamento da companhia mostra que, apenas em 2012, a economia de água cresceu sete pontos percentuais, para 77%. A redução é fruto de investimentos de R$ 125,9 milhões no período, em ações de gestão e reúso de água.
Química
Gestão verde na Braskem
Maior petroquímica das Américas, a Braskem, comandada por Carlos Fadigas, acaba de aderir ao protocolo da ONU para iniciativas ambientais. Com isso, a empresa se compromete a intensificar a adoção de práticas ambientais sustentáveis. A Braskem foi a primeira do setor no Brasil a divulgar sua pegada de carbono.