17/05/2013 - 21:00
Estranho”, “esquisito”, “muito nerd”. Estes foram alguns dos adjetivos com os quais os americanos definiram o Google Glass, os novíssimos óculos inteligentes desenvolvidos pela maior empresa de buscas da internet, em uma pesquisa divulgada recentemente pela consultoria Bite, dos EUA. Outra constatação importante do levantamento é a de que 90% dos entrevistados afirmaram que não usariam o produto do Google, justamente em função dos adjetivos listados. Esse começo desanimador, no entanto, não impediu que a companhia de Mountain Wiew ganhasse um competidor no nascente mercado de óculos inteligentes.
Tecnologia em movimento: os óculos digitais da recon têm como público-alvo os esportistas
A empresa americana Recon, especializada em produtos tecnológicos para esportes, também desenvolveu um protótipo similar ao do Google, mas com uma diferença: seu modelo aposta num design fashion e pretende atrair esportistas, amadores ou profissionais.Chamado de Jet Hub, os óculos inteligentes da Recon trazem informações sobre os exercícios físicos realizados pelo usuário, como distância percorrida, velocidade, temperatura do ambiente e localização. Por isso, segundo o fabricante, foi desenvolvido para suportar o uso durante a prática de esportes como corridas, ciclismo e alpinismo, entre outros.
“Buscamos atrair um público esportivo, que vai se beneficiar do fato de ter as informações de forma direta e instantânea”, afirma Tyson Miller, diretor de produtos da Recon, em entrevista ao site americano Mashable. Equipado com sistema Android (do Google, diga-se), o Jet Hub também conta com aplicativos como o Facebook e deve começar a ser comercializado até o final do ano, na mesma época em que o Glass. Além da busca do apelo fashion e esportivo, o Jet Hub se distingue do equipamento do concorrente por outro aspecto: o preço. Enquanto as primeiras unidades do Glass – em caráter de teste – custaram US$ 1,5 mil, a Recon vai vender sua criação por US$ 400. “Buscamos criar um produto financeiramente acessível”, diz Miller.