Os custos da locação vêm subindo acima da inflação desde meados de 2009. Segundo o Secovi-SP, os aluguéis subiram 11,4% nos últimos 12 meses na capital paulista, ante uma inflação de 7%. No Rio de Janeiro a alta supera 40%, avalia Manoel Maia, presidente do Secovi-RJ. O aumento vem sendo provocado pelo aquecimento da demanda. Como construir leva tempo, há uma escassez de imóveis para alugar. “Há muitas pessoas que procuram residências mais próximas do trabalho”, diz Hilton Baptista, diretor do Secovi-SP.

 

Vale a pena investir em imóveis? Cuidado. Fábio Nogueira, diretor da Brazilian Mortgages, avalia que a alta dos preços deve-se principalmente a um movimento de recuperação do mercado. 

 

62.jpg

Edifício em São Paulo: aluguéis avançaram 11,4% em 12 meses

 

“O setor ficou estagnado por mais de 20 anos e agora os preços estão se recompondo”, diz. Segundo Nogueira, a maior oferta de crédito, os juros baixos e o aumento da renda elevaram as compras de imóveis, mas para moradia. “Se muitas pessoas tivessem comprado para investir, haveria mais oferta e os aluguéis teriam caído.”

 

Segundo o professor de economia Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios, o risco não compensa. “A legislação em torno da locação é bastante rigorosa e manter um imóvel sem alugar custa caro.” 

 

Segundo Leite, a oferta de imóveis também deve aumentar nos próximos anos, o que certamente reduzirá os rendimentos do locador. “De um ano para cá, as construtoras têm lançado empreendimentos destinados a consumidores de classe média e baixa, visando preencher as lacunas no mercado”,  diz Baptista, do Secovi-SP.