06/04/2023 - 2:50
No próximo 13 de maio rememora-se os 135 anos da abolição da escravidão no País. Foi nessa data, no ano de 1888, que em um trâmite que durou apenas cinco dias a Câmara e o Senado do Império do Brasil aprovaram o projeto de lei que extinguiu a escravatura: a Lei Áurea.
Mais de um século depois, a data é usada por diversos agentes da sociedade civil como um símbolo para lembrar e fortalecer a ainda necessária evolução para a inclusão de negros e negras na sociedade.
Um exemplo é a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial que, dentre suas diversas ações propositivas, lançou no ano passado, no dia do aniversário da Lei Áurea, o reconhecimento de as Melhores Empresas em Práticas e Ações de Diversidade.
O reconhecimento busca dar visibilidade às práticas antirracistas e de promoção da diversidade realizadas por empresas e instituições, que tiveram impacto significativo e resultados relevantes de transformação de discursos, comportamentos e realidades, em prol da diversidade.
Neste ano, a data cai em um sábado. Por isso, o reconhecimento das Melhores será um dia antes, em 12 de maio, na Amcham Brasil, às 8h30. As inscrições vão até 28 de abril. Informações no site iniciativaempresarial.com.br.
(Nota publicada na edição 1319 da Revista Dinheiro)