Gestão 

Infraero e saúde no alvo

 

Depois de passar um pente fino nas obras da Copa, os próximos alvos da Câmara de Gestão e Competitividade, coordenada pelo empresário Jorge Gerdau, são a Infraero e a área de saúde do governo. A ideia é fazer um diagnóstico e implantar mudanças rapidamente. A Câmara, formada por quatro ministros e quatro empresários, já contratou os serviços de consultoria da McKinsey e do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), do mineiro Vicente Falconi.

 

56.jpg

 

  

Calçados

 

Guerra à triangulação

 

A importação de calçados asiáticos que fazem um pit stop em outro país, antes de chegar ao Brasil,  está com os dias contados. A Receita vai passar a exigir um certificado de origem dos produtos. A intenção é evitar situações em que o calçado made in China, por exemplo, ganhe uma nova identidade em outro país. Ninguém admite, mas é uma resposta à provocação do presidente da Vulcabrás, Milton Cardoso, na semana passada: ele simulou uma importação de fabricantes inexistentes, de cidade imaginária, para provar que a Receita não estava exigindo as comprovações de origem para as licenças de importação.

 

 

Segurança

 

De olho na Copa

 

Depois do teste bem-sucedido de colocar 680 seguranças privados em amistosos da Seleção Brasileira, em junho, empresas de vigilância cobram agilidade do Ministério do Trabalho na aprovação de sua proposta de qualificar esses profissionais. A ideia é que, no futuro, policiais militares atuem menos em jogos esportivos.

 

57.jpg

 

 

Nomeações

 

O grito das  agências

 

Após recentes denúncias de ingerência política na ANP, cresce a reivindicação de servidores das dez agências reguladoras para que o Planalto barre, de vez,  as nomeações partidárias. Eles já propuseram à Casa Civil, por exemplo, que suas gratificações salariais não sejam mais decididas por gestores de currículo apenas político.

 

 

Gasolina

 

Aumento, não

 

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, tentaram inserir o tema do aumento da gasolina em algumas entrevistas coletivas, mas voltaram atrás rapidinho. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, responsável pelo controle da inflação e presidente do conselho da Petrobras, não quer nem ouvir falar do assunto.

 

58.jpg

 

 

Cena do Planalto

 

Embaixador Pelé

 

Se é certo que o governo precisou ceder às exigências da Fifa, aceitando até mesmo o fechamento do aeroporto Santos Dumont, no sábado 30, para evitar interferência de radares e não atrapalhar o sorteio das eliminatórias da Copa, a presidente Dilma Rousseff tratou de dar o troco, nomeando Pelé como embaixador honorário da Copa do Brasil. Desafeto do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ele mostra que está prestigiado no Palácio do Planalto.

 

59.jpg

 

 

Notas

 

Quando retornar do recesso, na próxima semana, a oposição tentará instalar, no Congresso, o Comitê de Avaliação e Fiscalização da Execução Orçamentária. A estrutura nunca funcionou desde sua criação, em 2006. Agora, a expectativa é ganhar voz contra a corrupção, como a da pasta dos Transportes.

 

A Confederação Nacional da Indústria reunirá 600 empresários na quarta-feira 3 para ouvir de cientistas estrangeiros o que o Brasil pode fazer para incrementar a inovação e absorver tecnologias. Entre os convidados do 4º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria está Bai Chunli, presidente da Academia Chinesa de Ciências.

 

 

com Cristiano Zaia e Gulherme Queiroz