Habitação 

A Caixa, que responde por três quartos do financiamento imobiliário no Brasil, estima que a proporção dos empréstimos para a compra da casa própria, em relação ao PIB, deve passar dos atuais 5% para 10% em quatro anos. O banco também comemora o novo perfil  dos clientes: 52% dos novos proprietários de imóveis  têm menos de 35 anos. No ano passado, essa faixa etária representava apenas 42%. O prazo para pagamento dos empréstimos vem aumentando: de 15 a 18 anos, em 2005,  para 25 anos atualmente.

 

65.jpg

 

 

 

Incentivos

 

Bondade x maldade

 

Nem todo o setor calçadista aplaudiu as medidas anunciadas pelo governo para estimular a indústria. O presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, acha que foi dado um “saco de maldades, em troca de um saco de bondades”. Ele defende um pacote de incentivos às empresas que mais inovam no País.

 

66.jpg

 

 

 

Hotelaria

 

Turismo em baixa

 

A crise no Ministério do Turismo, deflagrada com a Operação Voucher, da Polícia Federal, adiou os planos de empresários do setor hoteleiro, que haviam pedido mais vagas para os cursos de qualificação profissional pelo programa do ministério, o Bem Receber Copa. A liberação de verbas, na pasta, está suspensa por 60 dias.

 

67.jpg

 

 

 

Indústria

 

Plano na prancheta

 

O governo manteve o anúncio do Brasil Maior, no início do mês, como determinou a presidente Dilma Rousseff. Mas é só agora que começam a ser definidos os detalhes pela equipe do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento. Alguns pontos podem mudar, como as alíquotas de contribuição previdenciária sobre o faturamento das empresas. Vai depender da pressão do setor produtivo.

 

68.jpg

 

 

 

Aviação

 

Se o tempo fechar…

 

O mercado de aviação continua crescendo em ritmo acelerado, com o ganho de renda e a ampliação da classe C, mas a TAM já se prepara para uma possível mudança. Se o faturamento parar de crescer, a empresa já elaborou um plano B que cogita suspender a compra de três das aeronaves previstas para ampliar a frota da empresa, no ano que vem. 

 

69.jpg

 

 

 

Cena do Planalto

 

Margaridas na Esplanada

 

A pauta deveria ser de reivindicação, mas as 70 mil trabalhadoras rurais que participaram nesta quarta-feira 18, em Brasília, da Marcha das Margaridas, receberam a presidente Dilma Rousseff em clima de festa, na Esplanada dos Ministérios. As Margaridas organizaram o movimento para reclamar por políticas como reforma agrária e maior proteção à mulher.

 

70.jpg

 

 

Notas

 

No governo ninguém admite falar em crise, mas a presidente Dilma Rousseff sinalizou que irá apertar o cinto em 2012. Já que vai ter de dar aumento acima de 14% no salário mínimo, ela vetou o aumento real para os aposentados que ganham acima do piso. Também continuam congeladas as novas contratações.

 

A Aniam, entidade que reúne fabricantes de armas e munições, está preocupada com a possibilidade de um endurecimento na legislação que disciplina a posse de armas. A entidade vai lançar nos próximos dias uma cartilha com “mitos e fatos” para mostrar que  o vilão dos crimes não são as armas legais. A entidade quer a polícia combatendo as armas ilegais. 

 

 

Colaborou Cristiano Zaia