Depois de ter trazido ao Brasil marcas conceituadas na Europa como Citroën, Jaguar e Aston Martin, o empresário paulista Sérgio Habib, presidente da importadora SHC, sacudiu o mercado brasileiro ao começar a importar oficialmente os carros da chinesa JAC Motors, em março de 2011. Agora, com quatro modelos em sua linha e uma participação próxima a 1% no mercado nacional de automóveis, o empresário dá outro passo ousado. A partir de setembro, a empresa começará a importar caminhões da marca chinesa. O primeiro será o modelo T140, um caminhão pequeno, da categoria dos VUCs (veículos urbanos de carga), com capacidade para até 3,5 toneladas. 

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Chinês leve: além de veículos urbanos de carga, Habib planeja trazer um furgão

de passageiros ao País em 2013.

 

Desta vez, Habib irá trabalhar com o que a JAC faz de melhor. Como montadora de automóveis, a marca não tem uma posição de destaque, a exemplo da Chery e da BYD. Em caminhões, no entanto, é a líder do mercado que mais cresce no mundo. No Brasil, as metas de Habib não são nem um pouco modestas. O empresário tem a intenção de abocanhar 10% de participação na área de veículos do tipo VUC até 2013. Em 2011, foram vendidas 25 mil unidades desse tipo de caminhão. Para 2012, a expectativa é de crescimento por causa da restrição na circulação aos caminhões na capital paulista. 

 

Fora da proibição, os VUCs devem substituir em parte os veículos que deverão ficar longe das ruas. As marcas chinesas de caminhões ainda possuem pouca representatividade no mercado brasileiro. Juntas, Sinotruk, JMC e JBC detêm 1% do mercado nacional, dominado pelas montadoras alemãs Volkswagen e Mercedes-Benz. O JAC T140, que será importado por Habib, receberá diversas alterações e será adaptado, por exemplo, à nova legislação sobre emissão de poluentes, que entrou em vigor este ano. Numa segunda etapa, em 2013, Habib planeja trazer ao País o furgão de cargas e passageiros Sunray, na linha comercial leve.

 

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Enviado especial a Pequim