16/02/2011 - 21:00
A lei sancionada em janeiro, autoriza a União a transferir para Estados e municípios o controle de aeroportos estratégicos. Essa é uma demanda de mais de uma década de alguns governos, como o de São Paulo, que esperava essa sinalização para ampliar seus terminais.
Competitividade
Qualidade anti-China
A cadeia automotiva enfim uniu forças contra a ameaça chinesa. As associações de fabricantes de veículos, peças, máquinas e fundição elaboram estudo com estratégias para permitir a competição saudável. Para tanto, pedem a adoção de barreiras técnicas e selos de qualidade. O plano é entregar o estudo nas mãos da presidente Dilma Roussef em março.
Cena do Planalto
No campo da política
Ex-estrelas do futebol, Danrlei e Romário estrearam como deputados sob badalação. Foram logo chamados pelos colegas boleiros para a tradicional pelada dos parlamentares, nas noites de terça-feira. Mas a vontade deles é, alçados pela fama, atuar na Comissão de Turismo e Desporto, onde são travados os debates sobre o esporte.
Mão de obra
Pesquisas em construção
A falta de mão de obra preocupa governo e empresários. Na área da construção, o Ministério do Desenvolvimento já quer permitir a entrada de engenheiros estrangeiros, desde que os respectivos governos deem reciprocidade aos brasileiros.
INSS
Eficiência?
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, citou o INSS como exemplo de eficiência. Não o faria se soubesse da realidade. No setor de perícias, a média de espera em Brasília, onde fica a sede do órgão, é de 27 dias. Mas pode chegar a 49. A Previdência quer contratar 500 médicos.
Contenção
Sem jatinho
A presidente Dilma está ajudando os ministros a cumprir a ordem de não usar aviões da FAB à toa. Como a presidente tem o hábito de convocar reuniões inesperadas, eles já sabem que é melhor ficar em Brasília, inclusive às sextas-feiras, quando os ministros costumam ter compromissos em suas cidades natais.
Irrigação
Projetos com garantias
A Secretaria Nacional de Irrigação, que está sendo criada pelo Ministério da Integração Nacional, tem um trunfo: um fundo garantidor, com recursos do Banco Mundial, para financiar as parcerias público-privadas nos projetos da área. A ideia é dobrar a área irrigada no Brasil e expandir principalmente a produção de frutas, inclusive a de citros, para fora de São Paulo.
Nota
Um levantamento do Sindireceita aponta a existência de apenas 351 analistas e 245 fiscais tributários alocados nos 31 postos aduaneiros entre o Brasil e os países vizinhos. É o equivalente a um servidor para cada 28 km dos 16,8 mil km de fronteira terrestre. Segundo o estudo, é necessário um quadro de 1.032 servidores.
Com Guilherme Queiroz e Rodolfo Borges