13/04/2011 - 21:00
Isso será feito por meio do projeto The Cube. Trata-se de dois restaurantes provisórios que serão instalados em cartões-postais, como o monte Malemot, na Itália, e sobre a estrutura de monumentos famosos. A ideia é chamar a atenção para o compromisso da empresa com o meio ambiente. Seu portfólio inclui, por exemplo, uma linha de aspiradores de pó cuja estrutura utiliza 55% de plásticos e papel reciclados. O roteiro do The Cube inclui, ainda, Bélgica, Rússia, Suíça e Suécia.
Design
Arte contra o desperdício
Quem caminha pelas ruas de Nova York, especialmente perto das estações de metrô e de abrigos de ônibus, já teve a oportunidade de observar a enorme quantidade de bilhetes do Metrocard jogados pelos cantos. E foi exatamente esse material que serviu de base para a instalação, em formato de banco (foto), criada pelo artista americano Stephen Shaheen. No total, foram utilizados cinco mil cartões para confeccionar a peça, que será apresentada na galeria Sloan Fine Art.
Inovação
O som da luz
No mundo da moda é comum dizer que menos é mais. E isso também pode ser aplicado à sustentabilidade. Afinal, quanto menos material é utilizado, melhor para o ecossistema. Essa foi a inspiração da americana Hammacher Schlemmer para fabricar luminárias que vêm com sistema de som embutido. Elas reproduzem arquivos sonoros armazenados em aparelhos como iPod e iPhone, por meio do dispositivo sem fio.
Construção
Bambu em alta
Muito utilizado na Ásia, o bambu começa a ganhar espaço também no Brasil. Especialmente na construção civil. Uma das empresas pioneiras nessa onda é a paulistana Neobambu. Comandada pela dupla Francine Ferrari e Marco Nery, a empresa selecionou fornecedores na China para sua linha de pisos e laminados para revestimento de móveis e portas. Por ser uma gramínea, o bambu cresce mais rápido que as árvores preferidas normalmente pelo setor moveleiro.
Ecossistema
Florestas em risco
O manejo florestal responsável vem se transformando em uma das principais bandeiras de luta dos ambientalistas. É que o desmatamento causa perdas de até US$ 4,5 trilhões por ano. De acordo com a Rede Amigos da Ama-zônia, no período 2000-2010, o Brasil liderou os casos de desflorestamento. Os números:
Empresas do Bem
Saúde
Eli Lilly aposta em parcerias
A farmacêutica americana Eli Lilly, comandada por José Antonio Alas, está trazendo para o Brasil um de seus mais conceituados projetos de prevenção: a Parceria Lilly contra a Tuberculose Multirresistente. A meta é investir R$ 500 mil até 2012. A verba contempla distribuição de medicamentos, programas de conscientização sobre a doença e treinamento de profissionais do setor.
Esporte
Voleibol do futuro
O esporte é um dos instrumentos que ajudam na socialização dos jovens. Com isso em mente, a direção da mineira Coletek, fabricante de mouse, webcams e outros periféricos para computador, decidiu investir nesse segmento. Por meio do Projeto Voleibol do Futuro, a empresa permite que 600 jovens carentes de Varginha (MG) tenham acesso a essa modalidade.