06/04/2023 - 1:00
Depois do sucesso de Portinari para Todos, que no ao passado ocupou o MIS Experience em São Paulo por quatro meses, e da mostra Raros, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, também em 2022, chegou a vez de a Galeria Frente celebrar os 120 anos de nascimento do pintor com a exposição Candido Portinari — No Círculo de Luz. Na Asa do Sol.
Aberta no fim de março com curadoria de Jacob Klintowitz, a retrospectiva reúne quase uma centena de obras, algumas nunca antes exibidas ao público.
Nascido em Brodowski (SP), em 1903, o artista brasileiro que mereceu uma inédita projeção internacional foi um dos mais prolíficos. Superou a marca de 5 mil obras, com destaque para o monumental painel Guerra e Paz que ocupa o edifício da ONU em Nova York.
Segundo Klintowitz, “Portinari refez a interpretação visual da história pátria” — e valorizar esse aspecto foi um dos critérios na escolha das pinturas expostas até o dia 6 de maio na galeria da Rua Melo Alves, 400, na capital paulista.
A curadoria levou em conta também a “qualidade estética, formal, significativa do ponto de vista da linguagem”, como demonstram aqui telas selecionadas.
(Nota publicada na edição 1319 da Revista Dinheiro)